Entre a fragmentação e a integração disciplinar: notas preliminares acerca do componente curricular da Sociologia dentro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXaves, Anne Vitória Leite-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Túlio Augusto Velho Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T19:08:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T19:08:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherTRABALHO_COMPLETO_8-ENESEB-ANNE-XAVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971835-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo expor os resultados preliminares acerca do exame feito sobre o lugar reservado ao componente da Sociologia - e ao campo das Ciências Sociais de forma geral - no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, primeira edição a incorporar uma série de mudanças referentes ao processo de implementação da Reforma do Ensino Médio, e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as principais alterações, destaca-se o processo de integração das tradicionais disciplinas escolares em suas grandes áreas para a produção dos livros didáticos, tendo então a Sociologia ficado aglutinada nas obras da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), minando, assim, a sua autonomia disciplinar. Objetiva-se, portanto, a construção de um breve quadro analítico sobre a presença da Sociologia na estruturação desse novo modelo, levando-se em consideração que, de acordo com o Guia de 2021: (...) o fio condutor desta proposta pedagógica é a contínua e sistemática integração entre os componentes curriculares – Filosofia, Geografia, História e Sociologia – da área de CHSA, integração essa que deverá ser encarada como uma genuína ruptura com o ensino fragmentado e disciplinarmente desconexo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent460 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntegração Disciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleEntre a fragmentação e a integração disciplinar: notas preliminares acerca do componente curricular da Sociologia dentro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.