Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Edja Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Allan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T19:03:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T19:03:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Artigo-Edja-Allan-Epepe | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise da utilização dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas após a implementação da Reforma do Novo Ensino Médio, com foco na percepção dos professores que são discentes dos mestrados profissionais de ciências humanas, Prof-filo, Profgeo, Profsocio e Profhistória. A pesquisa, conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Sociologia (Profsocio/Fundaj), faz parte do trabalho de conclusão do curso. A investigação busca explorar se os docentes estão utilizando ou não os livros didáticos em seu novo formato interdisciplinar para atender às necessidades pedagógicas de aulas que estão distribuídas por disciplinas que fazem parte de um itinerário formativo específico. A metodologia emprega uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários virtuais com quarenta e seis (46) perguntas, respondido por cinquenta e três (53) docentes mestrandos. O tratamento dos dados indica inicialmente que o livro didático em seu novo formato interdisciplinar vem perdendo espaço como recurso na mediação das aulas. Ainda em andamento, a pesquisa sugere que as mudanças recentes na organização do livro didático para atender a estrutura curricular impactam negativamente a utilização desse recurso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 401 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Medio | pt_BR |
Título: dc.title | A utilização dos livros didáticos de Ciências Humanas em seu Novo Formato Interdisciplinar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artigo-Edja-Allan-Epepe.pdf | 400,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971834/2/Artigo-Edja-Allan-Epepe.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons