
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Martins, Adriano Eurípedes Medeiros Martins Daniel Lopes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T12:31:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T12:31:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO CÓPIA DEFINITIVA - FINALIZADA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971814 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional ProfEPT, inserida na linha “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, na área de Ensino. Foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico (UPT) e trata-se de uma pesquisa ação, por meio da qual – com foco no docente em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atua no Ensino Médio Integrado (EMI) – procuramos investigar a possível ausência do contato com atividades envolvendo o canto e a própria voz, a partir de experiências e práticas musicais, na formação acadêmica desse docente. Junto a isso, tentamos detectar as possíveis lacunas em sua formação pessoal e profissional, no que diz respeito ao desenvolvimento de potencialidades decorrentes dessa ausência, e nos empenhamos também em conhecer suas percepções sobre a importância e a relevância de experimentações dessa natureza, em seu desenvolvimento como pessoa e trabalhador, considerando a perspectiva de uma formação omnilateral e o fato de esse professor ser um profissional da voz, ou seja, aquele que utiliza a voz como instrumento na execução de seu ofício. Nosso referencial teórico está apoiado, entre outros autores, em: CHARLOT (2006, 2014), BEHLAU et al (2004), DUARTE JR (2000), TARDIF (2014), THIOLLENT (2011) e ZAMPRONHA (2007) e o produto educacional, integrante deste estudo – uma oficina de interações musicais vocais – foi desenvolvido e realizado, de forma on-line, contando com a participação dos docentes pesquisados, após manifestaram seu interesse. A oficina teve como principal objetivo a sensibilização musical e vocal desses educadores, em ambiente de socialização com seus pares, e foi elaborada e conduzida pelo pesquisador, que é músico e professor de música. Os dados coletados demonstraram a relevância de se promover espaços diversificados para a formação do docente em EPT, sobretudo, a partir de vivências e de experiências formativas que contemplem, de forma global, outras dimensões da vida do trabalhador da educação, e que permitam a fruição de bens culturais, ao estimularem e desenvolverem a sensibilidade estética e estésica, sob o ponto de vista da formação omnilateral. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.137KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | 1. Formação Omnilateral 2. Docência na EPT 3. Profissional da Voz 4. Música 5. Artes | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO OMNILATERAL E VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA DOCENTES EM EPT: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE INTERAÇÕES MUSICAIS VOCAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Baes Cinceituais da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO CÓPIA DEFINITIVA - FINALIZADA.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971814/2/DISSERTAÇÃO CÓPIA DEFINITIVA - FINALIZADA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons