FORMAÇÃO OMNILATERAL E VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA DOCENTES EM EPT: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE INTERAÇÕES MUSICAIS VOCAIS

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS UBERABA PARQUE TECNOLÓGICOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Martins, Adriano Eurípedes Medeiros Martins Daniel Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T12:31:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T12:31:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO CÓPIA DEFINITIVA - FINALIZADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971814-
Resumo: dc.description.abstractEsta é uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional ProfEPT, inserida na linha “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, na área de Ensino. Foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico (UPT) e trata-se de uma pesquisa ação, por meio da qual – com foco no docente em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que atua no Ensino Médio Integrado (EMI) – procuramos investigar a possível ausência do contato com atividades envolvendo o canto e a própria voz, a partir de experiências e práticas musicais, na formação acadêmica desse docente. Junto a isso, tentamos detectar as possíveis lacunas em sua formação pessoal e profissional, no que diz respeito ao desenvolvimento de potencialidades decorrentes dessa ausência, e nos empenhamos também em conhecer suas percepções sobre a importância e a relevância de experimentações dessa natureza, em seu desenvolvimento como pessoa e trabalhador, considerando a perspectiva de uma formação omnilateral e o fato de esse professor ser um profissional da voz, ou seja, aquele que utiliza a voz como instrumento na execução de seu ofício. Nosso referencial teórico está apoiado, entre outros autores, em: CHARLOT (2006, 2014), BEHLAU et al (2004), DUARTE JR (2000), TARDIF (2014), THIOLLENT (2011) e ZAMPRONHA (2007) e o produto educacional, integrante deste estudo – uma oficina de interações musicais vocais – foi desenvolvido e realizado, de forma on-line, contando com a participação dos docentes pesquisados, após manifestaram seu interesse. A oficina teve como principal objetivo a sensibilização musical e vocal desses educadores, em ambiente de socialização com seus pares, e foi elaborada e conduzida pelo pesquisador, que é músico e professor de música. Os dados coletados demonstraram a relevância de se promover espaços diversificados para a formação do docente em EPT, sobretudo, a partir de vivências e de experiências formativas que contemplem, de forma global, outras dimensões da vida do trabalhador da educação, e que permitam a fruição de bens culturais, ao estimularem e desenvolverem a sensibilidade estética e estésica, sob o ponto de vista da formação omnilateral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.137KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subject1. Formação Omnilateral 2. Docência na EPT 3. Profissional da Voz 4. Música 5. Artespt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO OMNILATERAL E VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA DOCENTES EM EPT: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE INTERAÇÕES MUSICAIS VOCAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBaes Cinceituais da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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