Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Nídia Marinela da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria de Lourdes Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T16:14:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T16:14:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino das Operações com frações por meio de atividades experimentais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971806 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seu objetivo principal é fornecer suporte aos professores de Matemática no ensino de operações com frações, além de contribuir para a aprendizagem dos estudantes nesse conteúdo específico. Com esse intuito, foi elaborada uma Sequência Didática voltada para o ensino de operações com frações, destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática baseou-se na metodologia de Ensino por Atividades Experimentais de Sá (2009; 2019), nos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, e na abordagem da engenharia didática proposta por Artigue (1996). Sá (2019; 2020), em suas publicações, propõe a criação de atividades voltadas à conceituação e redescoberta, além de sugerir atividades de aprofundamento. O autor argumenta a favor da organização das aulas em momentos estratégicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento da autonomia do estudante no processo de aquisição do conhecimento. A Engenharia Didática, desenvolvida por Michèle Artigue, evoluiu ao longo do tempo através de diferentes gerações, cada geração apresenta suas próprias características, focos de investigação e contribuiu para um entendimento mais aprofundado do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona bases sólidas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e mais eficientes. Essas evoluções refletem a contínua adaptação da metodologia às necessidades direcionadas pela educação e às novas descobertas no campo da didática. A Taxonomia de Bloom é um instrumento que tem como objetivo identificar objetos que estão relacionados ao desenvolvimento cognitivo, suas competências e atitudes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática desenvolvida nesta pesquisa é composta por seis atividades de redescoberta, as quais abordam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações, e seis atividades de aprofundamento, baseadas nas atividades propostas. Essas atividades foram elaboradas a partir de uma análise prévia das possíveis dinâmicas durante sua aplicação prática, contemplando previsões sobre as observações a serem feitas, estratégias de intervenção durante os experimentos e alternativas para lidar com eventuais dificuldades que possam surgir durante o aprendizado dos estudantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 928 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operações com frações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais | - |
Título: dc.title | O ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADESEXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nídia Marinela da Silva Ribeiro PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 927,94 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971806/1/Nídia Marinela da Silva Ribeiro PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: