O ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADESEXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Nídia Marinela da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Maria de Lourdes Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-21T16:14:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-21T16:14:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino das Operações com frações por meio de atividades experimentais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971806-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seu objetivo principal é fornecer suporte aos professores de Matemática no ensino de operações com frações, além de contribuir para a aprendizagem dos estudantes nesse conteúdo específico. Com esse intuito, foi elaborada uma Sequência Didática voltada para o ensino de operações com frações, destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática baseou-se na metodologia de Ensino por Atividades Experimentais de Sá (2009; 2019), nos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, e na abordagem da engenharia didática proposta por Artigue (1996). Sá (2019; 2020), em suas publicações, propõe a criação de atividades voltadas à conceituação e redescoberta, além de sugerir atividades de aprofundamento. O autor argumenta a favor da organização das aulas em momentos estratégicos, com o objetivo de promover o desenvolvimento da autonomia do estudante no processo de aquisição do conhecimento. A Engenharia Didática, desenvolvida por Michèle Artigue, evoluiu ao longo do tempo através de diferentes gerações, cada geração apresenta suas próprias características, focos de investigação e contribuiu para um entendimento mais aprofundado do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona bases sólidas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e mais eficientes. Essas evoluções refletem a contínua adaptação da metodologia às necessidades direcionadas pela educação e às novas descobertas no campo da didática. A Taxonomia de Bloom é um instrumento que tem como objetivo identificar objetos que estão relacionados ao desenvolvimento cognitivo, suas competências e atitudes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem. A sequência didática desenvolvida nesta pesquisa é composta por seis atividades de redescoberta, as quais abordam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações, e seis atividades de aprofundamento, baseadas nas atividades propostas. Essas atividades foram elaboradas a partir de uma análise prévia das possíveis dinâmicas durante sua aplicação prática, contemplando previsões sobre as observações a serem feitas, estratégias de intervenção durante os experimentos e alternativas para lidar com eventuais dificuldades que possam surgir durante o aprendizado dos estudantes.-
Tamanho: dc.format.extent928-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectOperações com frações-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Título: dc.titleO ENSINO DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADESEXPERIMENTAIS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
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