Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral Junior, Cyro Rego | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lenilda Austrilino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Myrtis Katille de Assunção | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Elisa Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Clodoaldo Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Weidila Siqueira de Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Mírian Araújo Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Luísa Robalinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedroza, Lais Quintiliano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Laranjeira, Ana Clara Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-21T16:10:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-21T16:10:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto 5 - Material Didático Lúdico - com DOI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971805 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caso clínico fictício foi desenvolvido para docentes e tutores aplicarem na tutoria do curso de Medicina do primeiro período da Universidade Federal de Alagoas. O material inclui um caso motivador sobre um paciente com doença celíaca, abordando seus aspectos anatômicos, fisiológicos, histológicos, bioquímicos e imunológicos. Além disso, contempla os objetivos de aprendizagem da semana, organizados de acordo com as bases morfofisiológicas, um check-list detalhado para nortear o tutor, um resumo do conteúdo a ser explorado, modelos de perguntas e respostas que podem ser elaboradas pelos discentes no quinto passo da metodologia tutorial, e os principais conceitos que deverão compor o mapa conceitual entregue ao final do caso. O estudo enfatiza a importância do diagnóstico precoce, da resposta imunológica ao glúten e do impacto sistêmico da má absorção, além de destacar o papel da abordagem multidisciplinar no manejo da condição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 454 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Doença celíaca | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fisiopatologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em Saúde | pt_BR |
Título: dc.title | DOENÇA CELÍACA: caso clínico para tutoria em medicina | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Medicina | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tutoria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto 5 - Material Didático Lúdico - com DOI.pdf | 453,69 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971805/2/Produto 5 - Material Didático Lúdico - com DOI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons