Portfólio Digital de Competências e Saberes & Estudo de Viabilidade para Implementação do Re-Saber no Ifes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSPERANDIO, GIORDANA DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, MARIA JOSÉ DE RESENDE-
Autor(es): dc.contributor.authorALDO, REZENDE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T18:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T18:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_Saberes_Valorizadospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971795-
Resumo: dc.description.abstractEste material apresenta dois produtos educacionais desenvolvidos no âmbito da minha pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória. Ambos têm como propósito fortalecer as práticas de reconhecimento e certificação dos saberes adquiridos pelos estudantes, especialmente no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), por meio de soluções inovadoras e inclusivas. O primeiro produto, denominado Portfólio Digital de Competências e Saberes, consiste em uma plataforma interativa voltada para o mapeamento e registro dos saberes e habilidades dos estudantes trabalhadores. Essa ferramenta possibilita que os participantes registrem suas experiências adquiridas ao longo de suas vidas, tanto em contextos formais quanto informais de aprendizagem. Além de facilitar o reconhecimento desses saberes, o portfólio digital contribui para o processo de autoavaliação e desenvolvimento contínuo dos estudantes, com o intuito de promover uma educação mais inclusiva e reflexiva. A plataforma foi desenvolvida com base em metodologias participativas, incorporando o feedback de educadores e estudantes, e oferece um espaço intuitivo e acessível para que os estudantes possam evidenciar suas trajetórias de aprendizado. O segundo produto, intitulado Estudo de Viabilidade para Implementação do ReSaber no Ifes, foi criado com o objetivo de servir como um guia de apoio para a institucionalização dessa política. Este documento visa orientar gestores e educadores do Ifes na adoção e operacionalização do sistema, oferecendo diretrizes claras e práticas sobre como validar e certificar os saberes dos estudantes do Proeja. Trata-se de um estudo que pode ser aplicado e replicado em outras instituições educacionais que desejam adotar práticas de reconhecimento de saberes. Ambos os produtos foram desenvolvidos com o intuito de contribuir para uma educação inclusiva e para a valorização das trajetórias dos estudantes, alinhando-se aos princípios da formação integral e da educação omnilateral. Espera-se que esses produtos sirvam como ferramentas transformadoras, não apenas no contexto do Ifes, mas também em outras instituições que busquem promover uma educação mais equitativa e respeitosa com as múltiplas formas de aprender e construir saberes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,33pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTOS EDUCACIONAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINOVAÇÃOpt_BR
Título: dc.titlePortfólio Digital de Competências e Saberes & Estudo de Viabilidade para Implementação do Re-Saber no Ifespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons