
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nathalia Lopes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T18:23:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T18:23:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971793 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O cinema é uma arte que transcende o tempo, capaz de reinventar-se e dialogar com diferentes contextos históricos e culturais. Este livro mergulha na fascinante relação entre o filme noir clássico e o cinema contemporâneo, explorando como as características desse estilo singular continuam a moldar narrativas e estéticas atuais, especialmente na construção de imaginários sobre o crime. A partir de uma análise cuidadosa de Pacto Sinistro (1951), de Alfred Hitchcock, e Cães de Aluguel (1992), de Quentin Tarantino, duas obras que se destacam tanto pela inovação quanto pela referência a tradições cinematográficas, este estudo apresenta uma rica investigação sobre as conexões entre o noir e suas releituras modernas. A obra percorre as origens do gênero noir, com raízes na literatura policial, na psicanálise e no expressionismo alemão, e traça paralelos com o estilo neonoir, contextualizando a evolução de suas principais características. O conceito de imaginário, fundamental para compreender como o cinema constrói visões coletivas sobre o crime e a moralidade, é explorado em profundidade, oferecendo uma perspectiva teórica embasada e instigante. Por meio do método qualitativo de Diane Rose (2002), a análise de cenas selecionadas revela como elementos clássicos do noir são ressignificados no cinema contemporâneo, conferindo novas camadas de significado às narrativas de suspense e tensão. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
| Título: dc.title | Cinema clássico e contemporâneo: diferenças, influências e imaginário na temática do crime (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: