AVALIAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: UM ESTUDO DA ARTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIOS NETO, Eduardo Cesar-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas Melgaço da-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Larissa Nogueira Barbosa de-
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, Melissa Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorAGUIAR, Maria Clara Catunda-
Autor(es): dc.contributor.authorKUBRUSLY, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T18:29:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T18:29:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.unichristus.edu.br/interagir/article/view/5590/2036-
identificador: dc.identifier.otherAVALIAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: UM ESTUDO DA ARTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971786-
Resumo: dc.description.abstractA avaliação voltada aos professores e suas práticas nas instituições de ensino tem se mostra de suma importância nos últimos anos, tanto na educação básica quanto na educação superior. Esse tipo de avaliação se propõe beneficiar tanto docentes como discentes e instituições, visto que pode ser considerada uma oportunidade de desenvolvimento profissional, além de fortalecer os aspectos positivos do ensino e sua metodologia, auxiliando e aprimorando os resultados educacionais dos envolvidos. Nesse sentido, a pesquisa que se apresenta versa sobre estudos sobre a exposição de docentes do ensino superior às formações pedagógicas continuadas, desenvolvidas a partir de avaliações feitas por observações em sala de aula à estes docentes. Logo, definimos como objetivo identificar e avaliar estudos que mostram a formação pedagógica a partir da avaliação do docente no ensino superior em saúde no Brasil. Metodologicamente, o estudo compreende uma revisão de literatura, a partir da identificação de artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, pesquisados em bases científicas como Scielo, Lilacs, periódicos da CAPES e biblioteca nacional de teses e dissertações, considerando os três descritores: Formação docente e/ou avaliação docente e/ou observação em sala de aula. Os estudos disponíveis, mesmo sendo poucos, enfatizam a urgência de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem entre os docentes, destacando a formação pedagógica continuada como um recurso indispensável para o progresso profissionalpt_BR
Tamanho: dc.format.extent200 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObservação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: UM ESTUDO DA ARTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons