Ensino coletivo de instrumentos musicais: desafios para integração ao currículo do ensino médio no estado do Espírito Santo (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Marcelo Trevisan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T18:27:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T18:27:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971785-
Resumo: dc.description.abstractA presença da música na trajetória humana é inegável, e seu papel na educação tem sido amplamente reconhecido por suas contribuições ao desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos estudantes. No Estado do Espírito Santo, o programa Música na Rede tem sido um importante meio de oferta do ensino coletivo de instrumentos musicais e canto coral em escolas públicas, ainda que de forma extracurricular. No entanto, sua continuidade depende de parcerias e investimentos periódicos, tornando essencial a busca por caminhos que viabilizem sua consolidação no currículo escolar. Este livro, resultado de uma dissertação de mestrado, investiga como o ensino coletivo de instrumentos musicais, atualmente oferecido de maneira extracurricular, pode ser integrado ao Currículo do Ensino Médio no Espírito Santo. A pesquisa se baseia em referenciais teóricos sobre educação musical, legislação educacional e metodologias de ensino coletivo, além de entrevistas com profissionais da área, para propor uma estrutura curricular que possibilite a permanência e ampliação dessa oferta nas escolas estaduais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de músicapt_BR
Título: dc.titleEnsino coletivo de instrumentos musicais: desafios para integração ao currículo do ensino médio no estado do Espírito Santo (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais