
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Neyse de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T18:12:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T18:12:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-16 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971781 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é o produto da pesquisa intitulada “LISTA DE INDICADORES SOBRE COMPORTAMENTO SUPERDOTADO E COMPETÊNCIAS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma Experiência no Curso Técnico em Informática do IFRJ” realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI - UFF) pela mestranda Neyse de Carvalho Ribeiro sob orientação do professor doutor Thiago Correa Lacerda, co-orientação da professora doutora Fernanda Serpa Cardoso e colaboração da doutoranda Kátia Arruda Dias. Em se tratando de um curso voltado para a área de inclusão e vinculado na CAPES ao ensino, buscou-se compreender o percentual de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação inseridos em um segmento específico da educação. Esse público é estatisticamente invisibilizado nas redes de ensino de acordo com dados extraídos dos extratos do Censo da Educação da última década. A pesquisa teve como objetivo primário desenvolver listas de indicadores de comportamento superdotado na Educação Básica, especificamente em curso técnico integrado ao ensino médio. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Lista de Indicadores sobre Comportamento Superdotado e Pensamento Computacional em Cursos Técnicos (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: