Lista de Indicadores sobre Comportamento Superdotado e Pensamento Computacional em Cursos Técnicos (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Neyse de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T18:12:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T18:12:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971781-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é o produto da pesquisa intitulada “LISTA DE INDICADORES SOBRE COMPORTAMENTO SUPERDOTADO E COMPETÊNCIAS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: Uma Experiência no Curso Técnico em Informática do IFRJ” realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI - UFF) pela mestranda Neyse de Carvalho Ribeiro sob orientação do professor doutor Thiago Correa Lacerda, co-orientação da professora doutora Fernanda Serpa Cardoso e colaboração da doutoranda Kátia Arruda Dias. Em se tratando de um curso voltado para a área de inclusão e vinculado na CAPES ao ensino, buscou-se compreender o percentual de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação inseridos em um segmento específico da educação. Esse público é estatisticamente invisibilizado nas redes de ensino de acordo com dados extraídos dos extratos do Censo da Educação da última década. A pesquisa teve como objetivo primário desenvolver listas de indicadores de comportamento superdotado na Educação Básica, especificamente em curso técnico integrado ao ensino médio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
Título: dc.titleLista de Indicadores sobre Comportamento Superdotado e Pensamento Computacional em Cursos Técnicos (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais