Além dos olhos: um caderno para visibilidade LGBT+ em uma educação matemática diversa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rivison Soares de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorThiengo, Edmar Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Janivaldo Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T17:17:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T17:17:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
identificador: dc.identifier.otherRIVISON SOARES DESOUZA LIMA_Produto Educacional_além-dos_olhospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971775-
Resumo: dc.description.abstractAs diversas transformações trazidas pelo advento dos meios de comunicação em massa e outras formas de tecnologia reorganizaram o ambiente escolar. Apesar dessa reorganização, o livro didático ainda é bastante utilizado, sendo admirado por uns e contestado por outros. E, mesmo havendo diferentes opiniões, essa ferramenta integra políticas públicas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que reforça sua relevância. Neste caderno de orientações pedagógicas disponibilizamos ilustrações para livros didáticos de matemática com diferentes perspectivas para trabalhar a matemática de forma inclusiva e, sobretudo, diversa. Essas ilustrações estão, em alguma medida, contextualizadas a possíveis abordagens pedagógicas, uma vez que o livro didático de matemática tem a capacidade de transcender os números, as equações, ao explorar nos conteúdos referentes a questões cotidianas, enfim, contemplar também aspectos sociais e culturais diversos. Nesses termos, pode desnaturalizar os estereótipos em várias representações como tarefas domésticas e maternais, práticas esportivas, escolhas profissionais, e brincadeiras infantis. Essa abordagem intencional representaria um significativo avanço na promoção da equidade social nas relações de gêneros e de sexualidades, contribuindo, assim, para superar as discriminações associadas a essas relações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2084KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlivros didáticos - matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentidade de gênero na educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnarrativas - imagnespt_BR
Título: dc.titleAlém dos olhos: um caderno para visibilidade LGBT+ em uma educação matemática diversapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Educimatpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons