
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adelcio Machado dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T16:34:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T16:34:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971769 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investiga a influência do capital cultural dos alunos do ensino médio em suas habilidades de leitura, reconhecendo a importância desse conceito no contexto educacional contemporâneo. A leitura é fundamental para o desenvolvimento educacional, cultural e social dos indivíduos, sendo essencial no ensino médio não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o crescimento pessoal e participação cívica dos estudantes. O conceito de capital cultural, desenvolvido por Pierre Bourdieu, refere-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos adquiridos ao longo da vida, por meio de experiências educacionais formais e informais, família, comunidade e outras instituições sociais. Ele não se limita ao conhecimento acadêmico, mas inclui competências práticas e sociais, representando um recurso valioso para o sucesso e a integração social. No entanto, o capital cultural não é distribuído igualmente na sociedade, sendo influenciado pela posição social e origem socioeconômica dos indivíduos. Pessoas de classes sociais mais privilegiadas tendem a ter maior acesso a recursos culturais, como livros, museus e educação de qualidade, conferindo-lhes uma vantagem em termos de capital cultural. Isso perpetua as desigualdades sociais e educacionais, tornando-se um mecanismo de reprodução social. A pesquisa se propôs a entender como essas desigualdades se manifestam nas habilidades de leitura dos alunos do ensino médio. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e cultura | pt_BR |
| Título: dc.title | Leitura e capital cultural - contributo para o magistério (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| leitura-e-capital-cultural-contributo-para-o-magisterio.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971769/1/leitura-e-capital-cultural-contributo-para-o-magisterio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: