HUMANIDADES EM PRÁTICA

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Autor(es): dc.contributorIFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRogério, Thalita Pinto-
Autor(es): dc.contributor.authorCaliari, Rogério Omar-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria José de ResendE, Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T17:54:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T17:54:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-11-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Humanidades_Em_Praticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971749-
Resumo: dc.description.abstractO Guia Didático Humanidades em Prática é resultante de uma prática pedagógica que abarca a linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Vitória, orientado pelo professor Dr. Rogério Omar Caliari e pela coorientadora, a professora Drª. Maria José Resende Ferreira. Logo, este produto educacional é fruto do estudo realizado na EMEF “Alvimar Silva”, localizada em Vitória - ES, aplicado em uma turma do Curso de Agentes de Informações Turísticas, que é oferecido pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA integrada - EPT). Dessa forma, sua elaboração contempla os indicadores: complexidade, impacto, aderência, aplicabilidade, acesso e inovação. A complexidade expõe uma fundamentação teórica baseada na pedagogia libertadora de Freire (1967), que exige do professor o exercício da criticidade e do diálogo como práxis de ensino para compreensão e transformação da realidade. A formação humana integral proposta por Marx e Engels (1998) concebe a formação do sujeito de maneira omnilateral. Já a concepção gramsciana de Escola Unitária (1978), que para além da hegemonia do capital, prevê uma formação equivalente para pessoas de classes sociais distintas, tendo em vista o trabalho, em seu sentido ontológico, como um princípio educativo e, partindo da perspectiva do currículo integrado, defendida por Ramos (2008). O impacto foi validado na turma do Curso de Agentes de Informações Turísticas, durante o período de março a julho de 2023. A aderência abrange a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Aplicabilidade - O produto pode ser usado por docentes de qualquer área e etapa do ensino. Já o acesso contempla a licença Creative Commons, bem como está disponível no site do Repositório Institucional do IFES e do Observatório do ProfEPT. Inovação - O Guia Didático apresenta uma prática pedagógica mediada por alguns recursos didático-pedagógicos que auxiliaram na aplicação das oficinas, associando teoria e prática. As ações pedagógicas implementadas pelas oficinas foram desenvolvidas com o auxílio dos recursos apresentados nesse guia, buscando promover uma articulação de maneira integrada do conhecimento, além de estimular o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua emancipação socioeconômica e política. Portanto, ele pode contribuir com a prática docente, estimulando a ressignificação do ensino, considerando a realidade dos alunos, suas necessidades e interesses.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent52,9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeFIREFOXpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGUIA DIDÁTICOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHUMANIDADES EM PRÁTICASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEMANCIPADORApt_BR
Título: dc.titleHUMANIDADES EM PRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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