
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Wolffenbüttel, Cristina Rolim | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Grezeli, Estêvão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T15:21:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T15:21:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971739 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | No cenário educacional brasileiro, a música tem ganhado cada vez mais destaque como componente curricular essencial. É nesse contexto que surge a obra "Música na Educação Básica: Um Estudo das Escolas Privadas de Porto Alegre", fruto de uma pesquisa que lança luz sobre um território até então pouco explorado: o ensino de música nas instituições privadas da capital gaúcha. Este livro nasce de uma necessidade premente de compreender como as escolas particulares estão respondendo às demandas da Lei nº 11.769/2008, que tornou obrigatório o ensino de música na educação básica, regulamentada pela Resolução CNE/CEB nº 2/2016. Ao focar nas instituições privadas de Porto Alegre, pretendeu-se preencher uma lacuna significativa na literatura, oferecendo um panorama inédito e elucidativo para educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais. A obra se destaca por sua abordagem metodológica multifacetada. Combinando métodos quantitativos e qualitativos, pretendeu-se capturar não apenas dados estatísticos, mas também nuances e complexidades do ensino musical nessas instituições. A análise de conteúdo, baseada nos preceitos de Moraes (1999), permitiu uma interpretação profunda e contextualizada dos dados coletados. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
| Título: dc.title | A música nas escolas da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: