
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Krüger, Joelma Goldner | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Terra, Vilma Reis | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Carlos Roberto Pires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T15:19:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T15:19:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educativo_Joelma_Goldner_Krüger (1) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971738 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Durante os anos de 2022 a 2024, foi desenvolvida uma pesquisa de doutorado que incluiu a estruturação de uma proposta de intervenção, por meio de uma prática pedagógica com discentes, organizada em uma sequência de atividades sobre tópicos de mineralogia com abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com base nos três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento). Este e-book é a materialização do Produto Educacional no âmbito do Programa de Pós-graduação do Doutorado Profissional em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vila Velha, área de concentração Educação em Ciências e Tecnologias, linha de pesquisa Práticas Pedagógicas, Formação Inicial e Continuada de Professores no Contexto da Educação em Ciências, sublinha de pesquisa Ensino de Ciências com Abordagem CTSA. O material é destinado a docentes da Educação Básica, representado como um guia com indicações de aplicação da sequência de atividades de mineralogia, com abordagem CTSA. Espera-se que este trabalho contribua para a educação em ciências, servindo como instrumento de avanço para a compreensão crítica do tema, à luz da abordagem CTSA. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 42687KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ciências - estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | minerais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | rochas ornamentais | pt_BR |
| Título: dc.title | Orientações para o ensino de mineralogia com abordagem CTSA na educação básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Doutorado Educimat | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Educativo_Joelma_Goldner_Krüger (1).pdf | 42.69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971738/2/Produto_Educativo_Joelma_Goldner_Krüger (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons