
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Custodio, Pedro Balaus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-20T11:26:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-20T11:26:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971704 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo matricial desta proposta é fornecer um material simples e apelativo para a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP), nível A1, para ouvintes. Como pré-teste, foi desenvolvido um workshop de sensibilização ao público geral, que contou com a participação de uma escola, e uma formação de LGP numa instituição. Neste workshop foi dada uma explicação sobre a comunidade surda e demonstrou-se o funcionamento da nossa proposta e algumas das atividades. É necessário ter em consideração as metodologias didáticas que serão usadas, e relacionar os conceitos de Língua Gestual Portuguesa, Língua Materna e Língua Estrangeira, assim como a prática pedagógica para o ensino da LGP a ouvintes. Uma vez que se trata de um público-alvo que nunca contactou com a comunidade surda, é importante numa fase inicial apresentar algumas características da cultura Surda, à semelhança do que acontece aquando da aprendizagem de outras línguas. Começamos por introduzir um contexto que funciona como um indutor motivacional para a aprendizagem da LGP. Assim, simulamos uma situação em que intervêm duas personagens, uma surda e uma ouvinte. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua gestual portuguesa | pt_BR |
| Título: dc.title | A aprendizagem da língua gestual portuguesa a ouvintes - Algumas sugestões e estratégias (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: