A Educação no/do Campo: perspectivas de continuidade de estudos dos alunos da EMJAB (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PAULO ROBERTO NOGUEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T11:14:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T11:14:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971702-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar como alunos do 9º ano da escola do campo, Escola Municipal José Augusto Barreto (EMJAB), pensam sobre a continuidade nos estudos, após período de escolarização, registrando suas perspectivas de jovens diante da vida e de suas condições no mundo do trabalho. Pressupõe-se de que a educação do campo tem conquistado lugar na agenda política em diversos âmbitos. É fruto das demandas dos movimentos e organizações sociais dos trabalhadores rurais e expressa uma nova concepção sobre o campo, o camponês e o trabalhador rural, além de buscar fortalecer o caráter de classe e lutas sociais. A educação oferecida no campo até o final dos anos 90 esteve longe do ideal para as pessoas do meio rural, bem como, ainda apresenta ligada à sede de educação com uma visão urbanocentrica, tornando uma proposta inacabada que não qualificava os sujeitos inseridos no campo. Os estudos de Arroyo (2001) mostram que “a cultura hegemônica trata os valores, as crenças, os saberes do campo de maneira romântica ou de maneira depreciativa, como valores ultrapassados, como saberes tradicionais, pré-científicos, pré-modernos”. O modelo da educação básica ofertado para a educação do campo possui currículos da escola, saberes e valores urbanos, como se o campo e sua cultura pertencessem a um passado a ser esquecido e superado.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleA Educação no/do Campo: perspectivas de continuidade de estudos dos alunos da EMJAB (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais