
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Minas - Facuminas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Abimael Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-19T18:28:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-19T18:28:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | IMPACTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971685 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A neuropsicopedagogia é uma área que visa compreender as relações entre o cérebro, a aprendizagem e o comportamento, especialmente em alunos com dificuldades específicas. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da neuropsicopedagogia no aprendizado de estudantes que enfrentam desafios como dislexia e TDAH. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a educadores de escolas que implementam estratégias neuropsicopedagógicas. A metodologia incluiu a coleta de dados quantitativos e qualitativos, permitindo uma análise abrangente das práticas adotadas e suas repercussões no desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados indicaram que a utilização de atividades adaptadas, jogos educativos e intervenções individuais contribuiu significativamente para melhorias no aprendizado, evidenciando um aumento na atenção e na participação em sala de aula. As conclusões ressaltam a importância da formação continuada dos professores em neuropsicopedagogia, sugerindo que a capacitação pode potencializar os resultados positivos observados. Assim, este estudo reforça a relevância da neuropsicopedagogia como um suporte efetivo para alunos com dificuldades específicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 461 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicopedagogia. Aprendizado. Dificuldades específicas. Estratégias educacionais. Formação de professores. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicopedagogia. Aprendizado. Dificuldades específicas. Estratégias educacionais. Formação de professores. | pt_BR |
| Título: dc.title | IMPACTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Neuropsicopedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Artigo Facuminas Finalizado.pdf | Artigo Facuminas Finalizado | 461.95 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971685/2/Artigo Facuminas Finalizado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons