IMPACTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Minas - Facuminaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Abimael Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-19T18:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-19T18:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-19-
identificador: dc.identifier.otherIMPACTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971685-
Resumo: dc.description.abstractA neuropsicopedagogia é uma área que visa compreender as relações entre o cérebro, a aprendizagem e o comportamento, especialmente em alunos com dificuldades específicas. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da neuropsicopedagogia no aprendizado de estudantes que enfrentam desafios como dislexia e TDAH. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a educadores de escolas que implementam estratégias neuropsicopedagógicas. A metodologia incluiu a coleta de dados quantitativos e qualitativos, permitindo uma análise abrangente das práticas adotadas e suas repercussões no desempenho acadêmico dos alunos. Os resultados indicaram que a utilização de atividades adaptadas, jogos educativos e intervenções individuais contribuiu significativamente para melhorias no aprendizado, evidenciando um aumento na atenção e na participação em sala de aula. As conclusões ressaltam a importância da formação continuada dos professores em neuropsicopedagogia, sugerindo que a capacitação pode potencializar os resultados positivos observados. Assim, este estudo reforça a relevância da neuropsicopedagogia como um suporte efetivo para alunos com dificuldades específicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent461 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectNeuropsicopedagogia. Aprendizado. Dificuldades específicas. Estratégias educacionais. Formação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeuropsicopedagogia. Aprendizado. Dificuldades específicas. Estratégias educacionais. Formação de professores.pt_BR
Título: dc.titleIMPACTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseNeuropsicopedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Artigo Facuminas Finalizado.pdfArtigo Facuminas Finalizado461.95 kBAdobe PDF/bitstream/capes/971685/2/Artigo Facuminas Finalizado.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons