GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM MULTIMIDIÁTICA: GUIA PARA PROFESSORES PARA ENSINO DA ORALIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTONHATO, JULIANA DE ANDRADE-
Autor(es): dc.contributor.authorSTORTO, LETÍCIA JOVELINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-19T14:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-19T14:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
identificador: dc.identifier.otherGÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM MULTIMIDIÁTICA: GUIA PARA PROFESSORES PARA ENSINO DA ORALIDADEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971682-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é resultado da pesquisa "Gênero Textual Reportagem Multimidiática: a aprendizagem do oral nos anos iniciais do ensino fundamental" , elaborada no Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGEN, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo deste material é orientar professores que desejam trabalhar com a oralidade por meio de uma sequência de atividades do gênero textual multimidiático reportagem para o 3º ano do Ensino Fundamental, podendo ser adaptada a outros turmas e a diferentes realidades. O material é dividido entre o Guia Didático para professores, explicando como implementar a sequência em suas aulas, e um drive com todos os materiais utilizados de forma que o professor possa editá-las e utilizá-las com seus alunos. Inicialmente, apresentamos o desenvolvimento da sequência de atividades, o objetivo esperado com o trabalho desse material e considerações iniciais sobre a metodologia que está sendo trabalhada. Em seguida, apresentamos a síntese da modelização do gênero reportagem, ou seja, os elementos do gênero que são ensináveis para o trabalho com uma turma da Educação Básica, divididas nas capacidades de ação, discursivas, linguístico-discursivas e multissemióticas. Posteriormente, apresentamos as orientações para que o professor trabalhe com cada oficina, o tempo previsto para cada atividade, formas de adaptá-la e o que é esperado que os alunos entendam com cada atividade. Por último, apresentamos, na pasta do google drive, as mesmas atividades, sem orientações, para que o professor as entregue aos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGênero Textual Oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReportagem Multimidiáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
Título: dc.titleGÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM MULTIMIDIÁTICA: GUIA PARA PROFESSORES PARA ENSINO DA ORALIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons