
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinho, Rose Lemos de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-19T02:45:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-19T02:45:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971676 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Background: The phenomenon "Mathematics Anxiety" (MA) is characterized by a set of unpleasant reactions, whether physiological, cognitive or behavioral, in the face of situations that require the use and application of mathematical knowledge. MA occurs in both students and teachers. In Brazil, there are no measuring instruments for MA in teachers. Objective: To cross-culturally adapt the "Math Anxiety Scale for Teachers - MAST" to the Brazilian context. Design: This is a cross-sectional study. The adaptation procedures followed the steps recommended in the literature. Setting and participants: 254 teachers working in the Early Years of the Public School System in the city of Pelotas/RS took part. Data collection and analysis: The teachers answered a self-administered online questionnaire consisting of the Informed Consent Form, socio-demographic variables and the Generalized Anxiety Disorder-7 and MAST-BR scales. The data was analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences. The JASP program was used for the confirmatory analysis of the scale. Results: The theoretical analysis of the items showed a satisfactory Content Validity Coefficient (total CVC = 0.94). The confirmatory factor analysis showed that the MAST-BR can be used in both unidimensional and bifactorial models, with better results in the latter [2 /gl < 1; CFI= 1.00; TLI= 1.00; RMSEA= 0.000 (0.000 - 0.000); SRMR= 0.049]. Internal consistency indicated good homogeneity. The scale showed a statistically significant correlation with the GAD-7 (r= 0.428), suggesting evidence of criterion validity. Conclusion: The MAST-BR scale showed adequate psychometric characteristics and is robust for assessing the phenomenon of MA in teachers. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | mathematics | pt_BR |
| Título: dc.title | PSYCHOMETRIC ANALYSIS AND VALIDATION OF THE MATH ANXIETY SCALE FOR TEACHERS/MAST-BR FOR THE BRAZILIAN CONTEXT (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: