Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bolzan, Tiago Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, André Luis Andrejew | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-19T11:43:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-19T11:43:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971668 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos como produto educacional esta sequência didática que é parte da dissertação de mestrado intitulada “Proposta de uma sequência didática para o ensino de equação de primeiro grau via resolução de problemas: um olhar a partir da análise de erros”, vinculada ao programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre. A proposta tem como objetivo de trabalhar com a unidade temática álgebra, mais especificamente equação do 1º grau, em consonância com a habilidade EF07MA18 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1ºgrau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade. A abordagem adotada visava o ensino de equação através da resolução de problemas (SHROELDER; LESTER, 1989) com a utilização da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação (ALLEVATO; ONUCHIC, 2021). Para isso, foi construída uma sequência didática composta por quatro problemas relacionados ao tema. Inicialmente a sequência didática foi aplicada em uma turma composta por dezessete estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública e, a partir da análise dos dados da pesquisa observaram-se possíveis melhoras na sequência a fim de obter um material com potencial mais significativo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática; Aprendizagem de Matemática; Resolução de Problemas; Equação do 1º grau. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino e Aprendizagem de Equação do 1º Grau via Resolução de Problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA – PPGECM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educacional_Tiago___Finalizado.pdf | 543.2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/971668/2/Produto_educacional_Tiago___Finalizado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons