Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thiago Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Cláudia Mara de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Marilei de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T20:56:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T20:56:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Melhorando a Comunicação com Adolescentes Escolares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971329 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias das relações como acolhimento e o vínculo, podem ser apontadas como importantes ferramentas para a realização de uma abordagem das especificidades e subjetividades inerentes à adolescência. Dessa forma, a Atenção Primária à Saúde - APS ocupa lugar de destaque na aplicação de políticas públicas no atendimento para promoção da saúde mental do adolescente escolar. O vídeo aqui postado trata-se do produto da tese de doutorado do autor. Essa tese objetivou investigar a utilização de tecnologias relacionais pela equipe da APS na consolidação de políticas públicas de promoção à saúde mental dos adolescentes escolares. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem Sociopoética. Os dados foram produzidos a partir de técnicas artísticas com os participantes que compuseram o grupo-pesquisador com a Pesquisa-Curso (Pescurso) como dispositivo de produção de dados, constituído por profissionais das equipes da APS de um município do Centro-Leste do estado da Bahia-Brasil. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), com auxílio do software QSR Nvivo e gerou cinco categorias principais de análise onde os dados foram discutidos com base no referencial. Assim, por meio da utilização do dispositivo Pescurso, foi possível investigar a utilização de tecnologias relacionais pela equipe da APS na promoção à saúde mental dos adolescentes escolares onde a comunicação se comporta como um dos alicerces para o acolhimento na APS, e para seu uso eficaz são necessários elementos como: sensibilidade, uso da fala na interação durante o atendimento, amistosidade, harmonia com o paciente e finalmente respeito e comprometimento para apoiar o outro. Portanto, para dar resolutividade para os percalços cotidianos, os trabalhadores da APS utilizam seus conhecimentos técnicos e científicos, além de sua experiencia para engendrar estratégias de transformação das políticas públicas, em ações práticas para impactar positivamente dos usuários adolescentes escolares. Para isso, os profissionais da APS reconhecem ainda importância da intersetorialidade como uma ferramenta fundamental que pode ser utilizado na promoção da saúde mental do adolescente escolar. Entretanto, percebe-se uma lacuna entre a prática cotidiana e a teoria, indicando a urgência de ações formativas e educação contínua para o aperfeiçoamento formativo no âmbito profissional para aperfeiçoar os métodos de trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 569MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do Adolescente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política de Atenção à Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
Título: dc.title | Melhorando a Comunicação com Adolescentes Escolares para Promover a Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: Pesquisa-Curso (Pescurso) de um Estudo Sociopoético | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE - PACCS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Melhorando a Comunicação com Adolescentes Escolares.mp4 | 582,79 MB | MP4 | /bitstream/capes/971329/2/Melhorando a Comunicação com Adolescentes Escolares.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons