HISTÓRIA E MEMÓRIA EM DISPUTA: O Monumento em Homenagem às Mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021: uma perspectiva para o Ensino da História Local

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Odiléa dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T19:47:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T19:47:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherODILÉA DOS SANTOS CUNHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/971326-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA, inaugurado em 2020, em comemoração aos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. O monumento foi destruído por um grupo de populares no mesmo dia em que foi fixado em uma praça no bairro Rio Verde. Em 2021, ergueu-se outra versão do monumento. Os motivos que nos levaram a esta pesquisa partiram da necessidade de contribuir com a produção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes e de material didático sobre os temas da história local são enormes, o que inviabiliza o trabalho docente partindo da realidade dos estudantes. Buscou-se ainda fazer conexões sobre a temática com o ensino de história à educação patrimonial. O debate traçado girou em torno de uma revisão bibliográfica de alguns autores que discutem temas relacionados aos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar, de memória, de identidade, de memória coletiva e individual, além de traçar debates sobre o ensino de história, educação e educação patrimonial, a exemplos de Le Goff (2013), Nora (1993); Halbwachs (1990); Candau (2021); Riegl (2014); Bittencourt (2009), Freire (2019); Franco (2019) etc. As fontes que subsidiaram este trabalho foram os documentos oficiais que tratam do monumento e pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias sobre a fixação do monumento e a sua destruição no mesmo dia da inauguração. A proposta do produto deste trabalho visou a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para ser aplicada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Martins. Nesse sentido, a dissertação está organizada em três capítulos: no primeiro, intitulado “O Locus da pesquisa: Parauapebas “Capital do minério” vislumbra-se nuances do município; no segundo, nominado de “Monumento, memória e identidade, debatemos sobre esses conceitos; e, finalizamos com o terceiro intitulado de “Nas trilhas do ensino de história com foco na educação patrimonial” no qual tratamos da questão do ensino e da produção do produto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectmonumentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de história e educação patrimonialpt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E MEMÓRIA EM DISPUTA: O Monumento em Homenagem às Mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021: uma perspectiva para o Ensino da História Localpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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