Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Almeida Golvêa, Eder José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T20:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T20:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/889 | - |
identificador: dc.identifier.other | MÚSICA: UM RECURSO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930197 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo faz parte de um trecho da Dissertação de Mestrado que aborda sobre “A utilização da música como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no componente curricular de Ciências nas Séries Inicias. O trabalho discorre que a música, no ensino de Ciências, de forma alinhada a objetivos bem traçados, pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Nesse sentido, o que se propôs levantar na pesquisa corrobora com o propósito de evidenciar a importância do aprofundamento nos estudos interdisciplinares, pela ótica da música e da ciência, como fatores essenciais para os avanços nos processos disciplinares escolares. Um grande exemplo para ressaltar esse divisor de águas contemporâneo foi a contribuição das palavras de Cecília Meireles, que ganharam vida no teatro, na música, em filmes e em gravações de seus poemas recitados. Sua influência no movimento modernista brasileiro alavancou diversas experiências teóricas e metodológicas dentro das universidades em que esteve à frente com seu trabalho. É importante olharmos para uma cultura interdisciplinar, com uma postura que nos permita visualizar uma melhor relação entre o homem e o conhecimento, contribuindo na ciência e na música. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 750 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | RECURSO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MÚSICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO/APRENDIZAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CIÊNCIAS | pt_BR |
Título: dc.title | UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR: CIÊNCIA E MÚSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons