Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Marcus Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T13:08:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T13:08:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://youtu.be/wMmLRFbpvA4 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ateliê do som | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922567 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados, conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa. Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula com estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Título: dc.title | Ateliê do som: uma abordagem steam para o estudo das ondas sonoras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: