Ateliê do som: uma abordagem steam para o estudo das ondas sonoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Emerson-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Marcus Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T13:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T13:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://youtu.be/wMmLRFbpvA4-
identificador: dc.identifier.otherAteliê do sompt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922567-
Resumo: dc.description.abstractO estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados, conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa. Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula com estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Título: dc.titleAteliê do som: uma abordagem steam para o estudo das ondas sonoraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.