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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Francisco Éverton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:00:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T12:00:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francisco Éverton Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | presente texto é uma reflexão sobre a importância de abordagens escolares que relacionem o ensino de História através de discussões sobre as leis de Direitos Humanos, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1948. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre como o Ensino de História pode ser um espaço que propõe soluções para que as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binários e ademais orientações sexuais, ocupem seus espaços sociais, pautados nos direitos humanos que estão inseridos na constituição e nas leis de educação brasileiras. Optou-se também pelo uso das fontes orais como forma de analisar as rupturas e as permanências da LGBTfobia no espaço escolar e como o Ensino de História pode ser um caminho para inclusão destes estudantes no espaço escolar. Como produto, foi produzido o podcast “Bora Planejar?”, que de forma leve e dinâmica buscou demonstrar a partir dos relatos orais, como os professores de História podem traçar metodologias de Ensino ativas, para a promoção de aulas inclusivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,1mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIAPN+ | pt_BR |
Título: dc.title | A GENTE SÓ QUER ESTUDAR: O Ensino de História, os Direitos Humanos e a População LGBTQIAPN+ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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