SIMULADORES VIRTUAIS PHET INTEGRADO AO MODELO TPACK COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Roraima - UERRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria da Paixão Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Wender Antônio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-17T20:41:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-17T20:41:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Maria_da_Paixão_Wenderpt_BR
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Paixãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922543-
Resumo: dc.description.abstractA partir da experiência com estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual, observou-se a dificuldade de compreensão de muitos conceitos físicos, o que motivou a realização desta pesquisa sobre o uso dos simuladores virtuais PhET no ensino de Física. Esses simuladores são ferramentas digitais que podem ser úteis no ensino de Ciências, especialmente para superar desafios na aprendizagem de fenômenos físicos. Ao integrar teoria e prática, o processo de ensino torna-se mais dinâmico, favorecendo uma aprendizagem significativa. Nesta pesquisa, considerou-se a importância dos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos, em conformidade com o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que possibilita a utilização de tecnologias digitais no ensino. A proposta teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com os simuladores virtuais PhET para o ensino de Física na 2ª série do ensino médio, com a participação ativa de uma turma com 18 estudantes. Assim, buscou-se responder à seguinte questão: como os simuladores PhET podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? A pesquisa baseou-se na elaboração de uma sequência didática a partir dos conhecimentos tecnológicos (TK), pedagógicos (PK) e do conteúdo (CK), atendendo às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de luz e radiação (Óptica). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e com enfoque na ação participativa, o que permitiu a consolidação das informações e resultados apresentados ao longo da dissertação. Essa abordagem possibilitou uma visão abrangente e contextualizada sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Física, evidenciando suas potencialidades na promoção do aprendizado. A sequência didática foi aplicada e, posteriormente, os interesses dos estudantes foram avaliados por meio de um questionário com a finalidade de verificar a eficácia pedagógica e o impacto na aprendizagem dos conceitos de Óptica. Os resultados indicaram que a estratégia metodológica adotada foi eficiente, contribuindo para o entendimento dos conceitos abordados. O Produto Educacional (PE) desenvolvido, que consiste na sequência didática baseada nos simuladores PhET, visa fomentar o uso de tecnologias digitais que promovam a aprendizagem e a formação cidadã. Esse material será disponibilizado em formato digital, com o intuito de apoiar professores e estudantes, oferecendo mais uma alternativa para as práticas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.1 MB e 3BMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem. Ensino de luz e radiação. Integração de conhecimentos. Tecnologias digitais.pt_BR
Título: dc.titleSIMULADORES VIRTUAIS PHET INTEGRADO AO MODELO TPACK COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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