Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Roraima - UERR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria da Paixão Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wender Antônio da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T20:41:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T20:41:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Maria_da_Paixão_Wender | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Paixão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da experiência com estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual, observou-se a dificuldade de compreensão de muitos conceitos físicos, o que motivou a realização desta pesquisa sobre o uso dos simuladores virtuais PhET no ensino de Física. Esses simuladores são ferramentas digitais que podem ser úteis no ensino de Ciências, especialmente para superar desafios na aprendizagem de fenômenos físicos. Ao integrar teoria e prática, o processo de ensino torna-se mais dinâmico, favorecendo uma aprendizagem significativa. Nesta pesquisa, considerou-se a importância dos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos, em conformidade com o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que possibilita a utilização de tecnologias digitais no ensino. A proposta teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com os simuladores virtuais PhET para o ensino de Física na 2ª série do ensino médio, com a participação ativa de uma turma com 18 estudantes. Assim, buscou-se responder à seguinte questão: como os simuladores PhET podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes? A pesquisa baseou-se na elaboração de uma sequência didática a partir dos conhecimentos tecnológicos (TK), pedagógicos (PK) e do conteúdo (CK), atendendo às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de luz e radiação (Óptica). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e com enfoque na ação participativa, o que permitiu a consolidação das informações e resultados apresentados ao longo da dissertação. Essa abordagem possibilitou uma visão abrangente e contextualizada sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Física, evidenciando suas potencialidades na promoção do aprendizado. A sequência didática foi aplicada e, posteriormente, os interesses dos estudantes foram avaliados por meio de um questionário com a finalidade de verificar a eficácia pedagógica e o impacto na aprendizagem dos conceitos de Óptica. Os resultados indicaram que a estratégia metodológica adotada foi eficiente, contribuindo para o entendimento dos conceitos abordados. O Produto Educacional (PE) desenvolvido, que consiste na sequência didática baseada nos simuladores PhET, visa fomentar o uso de tecnologias digitais que promovam a aprendizagem e a formação cidadã. Esse material será disponibilizado em formato digital, com o intuito de apoiar professores e estudantes, oferecendo mais uma alternativa para as práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.1 MB e 3BM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem. Ensino de luz e radiação. Integração de conhecimentos. Tecnologias digitais. | pt_BR |
Título: dc.title | SIMULADORES VIRTUAIS PHET INTEGRADO AO MODELO TPACK COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ÓPTICA COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_MªPaixão_Wender.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922543/2/Dissertação_MªPaixão_Wender.pdfDownload | |
PRODUTO_EDUCACIONAL_MESTRADO_PAIXÃO.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922543/3/PRODUTO_EDUCACIONAL_MESTRADO_PAIXÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons