
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Gómez, Guadalupe Nancy Nava | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alcudia, Mario Iván Delgado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T23:43:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T23:43:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922514 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The research problem presented consists of socially influencing the reduction of illiteracy among girls, adolescents, women and indigenous women from the University. The main objective consisted in the development of strategic literacy projects through lectures, courses and literacy brigades aimed at the language training of people belonging to the municipality of Toluca de Lerdo, an entity with the highest concentration of illiterate population, mainly women and indigenous women. The work method was field practice and work with teaching communities at different educational levels. Among the main documented results are: 1) it is confirmed that the population of girls, adolescents, women and indigenous women registers a higher illiteracy condition with respect to men in the entity; 2) in particular, during the development of the brigades, it was identified that the male presence hinders the right of girls, adolescents, women and indigenous women to be and to be literate; 3) one of the main obstacles to the development of literacy activities that were documented was the lack of time and interest of the target population in developing literacy practices; and 4) the inequality documented and recorded between the degree of illiteracy among women and men is related to symbolic gender violence. Therefore, it is suggested to emphasize the design of public policies with a gender perspective that address this social urgency for the full development of human capabilities. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | illiteracy | pt_BR |
| Título: dc.title | UNIVERSITY-BASED LITERACY FOR THE DEVELOPMENT OF THE AUTONOMY OF GIRLS, ADOLESCENTS, WOMEN AND INDIGENOUS WOMEN (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: