
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Trujillo-Montalvo, Patricio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Trujillo, Pablo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rivadeneira, Catalina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T23:40:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T23:40:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922513 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article analyzes the impact of road construction in the Ecuadorian Amazon as axes of social, cultural, and environmental transformation. Through a historical-ethnographic approach, it examines how the development of the so-called Auca and Maxus roads, built by oil companies, affected spatial appropriation and facilitated colonization, natural resource exploitation, and subsequent urbanization, while generating territorial and cultural conflicts with indigenous communities. Testimonies from local actors are integrated to illustrate the dynamics of change and resistance in the region. The study concludes that roads are not merely infrastructure for development but also symbols of a civilizing project that redefines the relationship between the forest, the state, and local communities. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Civilization | pt_BR |
| Título: dc.title | Roads: Access to Civilization and Contact in the Ecuadorian Amazon (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: