RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA SALA DE AULA COM APOIO DA PLATAFORMA DO CANVA E DIVULGAÇÃO NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVarela, Maria Izabel Gomez-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Thiago Simão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T21:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T21:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
identificador: dc.identifier.otherPF_Maria_Izabept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922512-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional elaborado para a Dissertação de Mestrado Profissional intitulada “A Gamificação no processo de letramento digital no 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais em uma Escola Municipal da Cidade de Santos no Estado de São Paulo” consiste em uma proposta prática e inovadora voltada aos professores, nomeada como “Recursos didáticos digitais para sala de aula com apoio da plataforma Canva e divulgação na rede social Instagram”. Desenvolvido para fomentar o protagonismo e a autonomia dos alunos, o produto também visa enriquecer e inovar as práticas pedagógicas dos professores, integrando metodologias ativas, aprendizagem significativa, gamificação e letramento digital. Com foco nos nativos digitais, a sequência didática foi planejada na plataforma Canva e está adaptada para uso em contextos online e offline, proporcionando flexibilidade e acessibilidade no ensino. O material oferece atividades estruturadas que incentivam a resolução de problemas, o trabalho em equipe e o uso de recursos digitais, alinhadas às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A divulgação do produto por meio do Instagram amplia o alcance da proposta, permitindo a troca de experiências entre educadores, a disseminação de novas práticas pedagógicas e o acesso a conteúdos relacionados a tecnologia, gamificação e letramento digital. Com isso, o produto busca contribuir para uma educação mais dinâmica, motivadora e alinhada às demandas do contexto digital, promovendo a formação continuada de professores e o engajamento dos alunos em um processo de ensino e aprendizagem significativo e inovador. Além de atender às necessidades imediatas de professores e alunos no contexto educacional, o produto também se configura como uma ferramenta de formação continuada, promovendo o desenvolvimento profissional docente e estimulando a criatividade e a inovação no ambiente escolar. A proposta almeja criar um impacto positivo tanto na qualidade do ensino quanto na motivação dos alunos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e relevante em um mundo cada vez mais digitalizado. Por meio de sua estrutura, o produto educacional não só reflete as demandas da contemporaneidade, como também oferece um modelo replicável que pode inspirar novos projetos voltados à integração da tecnologia na educação. Assim, consolida-se como uma contribuição significativa para a construção de práticas pedagógicas mais engajantes, colaborativas e alinhadas às transformações tecnológicas e sociais do nosso cotidiano atual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.2mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos Digitaispt_BR
Título: dc.titleRECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA SALA DE AULA COM APOIO DA PLATAFORMA DO CANVA E DIVULGAÇÃO NA REDE SOCIAL INSTAGRAMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


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