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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Arlindo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T20:23:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T20:23:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Processos Educativos na Ação Docente | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922506 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra interessa a todos que se ocupam com os desafios no campo da formação de professores e de currículos emancipatórios para a educação básica. Com as mudanças na educação brasileira, passando pela Base Nacional Comum Curricular, essa coletânea de artigos de professores que estudaram no mestrado e doutorado em Educação foi marcada por muitas inquietações e desafios que, por sua vez, geraram um processo de pesquisa no bojo das escolas em que realizaram estudos com docentes, discentes e gestores, incluindo a comunidade escolar, permitindo muitas reflexões e debates sobre as transformações em curso. Mesmo com a obtenção dos resultados, mas continuando suas práticas docentes em escolas com diferentes características, o locus, ou seja, a escola e o ensino, em espaços formais ou não formais, para esses professores pesquisadores, devem continuar sendo objeto de discussão e pesquisa, numa prática constante de professores pesquisadores com um olhar clínico sobre essas instituições. Eles têm o compromisso de compreendê-las, reinterpretá-las e enfrentar os novos desafios da profissionalização docente, oriundos do Ministério da Educação, como, por exemplo, o novo ensino médio. Tendo isso em vista, os capítulos desta coletânea podem contribuir para a construção de uma visão mais abrangente e integradora da Educação e das relações que se constituem tanto nos processos de ensino e aprendizagem quanto nas interações entre os seus atores que, vindos de diferentes contextos socioculturais e atuando neles, inclusive na escola, abrem possibilidades para a construção de uma sociedade mais ética, democrática e crítica a partir da prática pedagógica. As leituras efetuadas no curso stricto sensu devem se converter em ações na prática pedagógica, criando uma interface entre ensino e pesquisa. Dessa forma, o livro apresenta o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, evidenciando a riqueza da interdisciplinaridade, dos recursos metodológicos, da avaliação formativa e da criatividade ao longo desse percurso. “Elaborou-se o livro com a intenção de contribuir com a formação continuada dos docentes. Assim, nasceu a ideia, como fruto das experiências dos autores dos artigos como educadores.” Para finalizar, este livro tem como objetivo destacar a importância dos diversos recursos didáticos, sejam novas tecnologias ou não, na contribuição da pesquisa no cotidiano escolar, com reflexos na formação discente e docente, fruto da pesquisa dos professores autores dos artigos. ISBN 978-65-5388-302-4 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-302-4 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
| Título: dc.title | Processos Educativos na Ação Docente | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Processos educativos na ação docente.pdf | Esta obra interessa a todos que se ocupam com os desafios no campo da formação de professores e de currículos emancipatórios para a educação básica. | 10.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922506/1/Processos educativos na ação docente.pdfDownload |
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