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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SAMAPAIO, VANILZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T15:58:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T15:58:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: Vanilza Sampaio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922497 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa em Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A inclusão de pessoas surdas na sociedade depende muito de como estas estabelecem suas relações com o mundo oralizado, pois a comunicação e a interação são fatores determinantes no processo de inclusão, principalmente quando a forma de comunicação não é a mesma. Buscando essa linha, a pesquisa tem o objetivo de conhecer/entender como ocorre a interação entre alunos surdos e ouvintes em sala de aula e contribuir para a promoção da comunicação em LIBRAS entre esses alunos. A pesquisa justifica-se pela necessidade de entender se ocorre interação e se existe uma comunicação eficaz para aprendizagem e socialização entre os alunos surdos e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa fundamentou-se nos preceitos teóricos de Campos (2021), Gesser (2009), Goldfeld (2002), Perlin e Strobel (2014), Rodrigues Campos (2016) e Vygotsky (1998, 2011). Apresenta-se um aporte teórico que reitera as concepções de interação, comunicação, cultura e educação dos surdos. Assim como Vygotsky (1998) evidencia que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio, faz-se necessário uma análise da importância da LIBRAS para o surdo como uma forma de transformação social para todos os envolvidos. Contudo, é preciso garantir a efetividade das ações em provocar as mudanças desejadas. Neste sentido, apoiada pelas análises e técnicas da pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação, os procedimentos que recorreremos serão as observações, entrevistas semiestruturadas, coleta de documentos. Como o produto educacional é um objeto de aprendizagem, propõe-se uma Oficina pedagógica em LIBRAS, intitulada “LIBRAS: Ensino e inclusão”, como forma de primeira comunicação entre alunos surdos e ouvintes na sala de aula, com o intuito de promover a participação e o comprometimento das pessoas implicadas neste processo de mudança. Para a coleta de dados, será aplicada a Oficina pedagógica, voltada para a prática em LIBRAS, já verificando o empenho e dedicação dos alunos envolvidos neste processo. Assim, pretende-se que esta intervenção seja um repensar das relações de interação, que implique na interação e comunicação entre os sujeitos, compreendendo a importância da LIBRAS na interação surdo-ouvinte e sua proeminência como instrumento a serviço da inclusão do aluno surdo e da consolidação de seus direitos no espaço escolar e na sociedade em geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 123 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ouvinte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | A INTERAÇÃO SURDO-OUVINTE: PERSPECTIVAS SOBRE A INCLUSÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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07-Vanilza Sampaio.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922497/2/07-Vanilza Sampaio.pdfDownload |
Vanilza Sampaio.pdf | Recurso Educacional | 10,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922497/3/Vanilza Sampaio.pdfDownload |
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