A INTERAÇÃO SURDO-OUVINTE: PERSPECTIVAS SOBRE A INCLUSÃO EM SALA DE AULA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSAMAPAIO, VANILZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T15:58:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T15:58:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: Vanilza Sampaiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922497-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa em Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A inclusão de pessoas surdas na sociedade depende muito de como estas estabelecem suas relações com o mundo oralizado, pois a comunicação e a interação são fatores determinantes no processo de inclusão, principalmente quando a forma de comunicação não é a mesma. Buscando essa linha, a pesquisa tem o objetivo de conhecer/entender como ocorre a interação entre alunos surdos e ouvintes em sala de aula e contribuir para a promoção da comunicação em LIBRAS entre esses alunos. A pesquisa justifica-se pela necessidade de entender se ocorre interação e se existe uma comunicação eficaz para aprendizagem e socialização entre os alunos surdos e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa fundamentou-se nos preceitos teóricos de Campos (2021), Gesser (2009), Goldfeld (2002), Perlin e Strobel (2014), Rodrigues Campos (2016) e Vygotsky (1998, 2011). Apresenta-se um aporte teórico que reitera as concepções de interação, comunicação, cultura e educação dos surdos. Assim como Vygotsky (1998) evidencia que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio, faz-se necessário uma análise da importância da LIBRAS para o surdo como uma forma de transformação social para todos os envolvidos. Contudo, é preciso garantir a efetividade das ações em provocar as mudanças desejadas. Neste sentido, apoiada pelas análises e técnicas da pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação, os procedimentos que recorreremos serão as observações, entrevistas semiestruturadas, coleta de documentos. Como o produto educacional é um objeto de aprendizagem, propõe-se uma Oficina pedagógica em LIBRAS, intitulada “LIBRAS: Ensino e inclusão”, como forma de primeira comunicação entre alunos surdos e ouvintes na sala de aula, com o intuito de promover a participação e o comprometimento das pessoas implicadas neste processo de mudança. Para a coleta de dados, será aplicada a Oficina pedagógica, voltada para a prática em LIBRAS, já verificando o empenho e dedicação dos alunos envolvidos neste processo. Assim, pretende-se que esta intervenção seja um repensar das relações de interação, que implique na interação e comunicação entre os sujeitos, compreendendo a importância da LIBRAS na interação surdo-ouvinte e sua proeminência como instrumento a serviço da inclusão do aluno surdo e da consolidação de seus direitos no espaço escolar e na sociedade em geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent123pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOuvintept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleA INTERAÇÃO SURDO-OUVINTE: PERSPECTIVAS SOBRE A INCLUSÃO EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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