ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA LAGOA DOS ÍNDIOS, NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, MÁRCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T15:26:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T15:26:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: Marcia Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922494-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, inserida na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O estudo teve como objetivo geral analisar quais as perspectivas e os limites da oferta do atendimento educacional especializado em uma Escola Quilombola do município de Macapá-AP. E teve como objetivos específicos: analisar o PPP da escola, considerando a especificidade da escola quilombola e o público da Educação Especial; analisar as estratégias de atendimento que as professoras do AEE, juntamente com as professoras da classe regular, utilizam para contribuir com a acessibilidade pedagógica; compreender, a partir das narrativas das professoras da classe regular e AEE, a articulação pedagógica do AEE e da classe regular na escola quilombola. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar, com registro por meio de diário de bordo. Configurou-se um estudo qualitativo, em que fizeram parte da pesquisa 02 professoras do AEE e 05 professoras da classe regular. Quanto ao tratamento dos dados, estes foram tratados por meio do método de análise de conteúdo, que permitiu compreender significados construídos a partir de um conjunto de textos. A pesquisa pôde contribuir com a comunidade escolar quilombola, tão rica de significados, porém, tão carente de um olhar mais atento quanto à aplicabilidade das políticas públicas; e trouxe como resultado a importância de a escola Quilombola apropriar-se de seus direitos, as professoras usufruírem de formação continuada, ter um PPP que legitime as ações inclusivas da escola e seja elaborado o PEI. A escola quilombola, com seus direitos pouco respeitados e com um legado cultural significativo, relaciona-se com a tradição centenária de um povo ávido de desenvolvimento social e cultural. A pesquisa promoveu reflexões quanto ao AEE e possibilitou uma reconexão com o fazer pedagógico em contextos quilombolas, além de mostrar a importância da Educação Especial como uma modalidade de educação que busca consolidar o direito dos estudantes público da Educação Especial, na interface com a educação escolar quilombola, promovendo sua emancipação e acessibilidade nos sistemas de ensino, em diferentes realidades socioculturais, retratadas no Produto Educacional “Guia de Orientação de Práticas Pedagógicas Inclusivas para Docentes da Escola Quilombola”, material didático que se configurou em um produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação dos processos de ensino e aprendizagem de estudantes público da educação especial na Escola Quilombola Lagoa dos Índios, com o ritmo e a cor da cultura do quilombo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent135pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Escolar Quilombolapt_BR
Título: dc.titleATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA LAGOA DOS ÍNDIOS, NA AMAZÔNIA AMAPAENSEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons