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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CLAUDIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T15:09:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T15:09:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: Claudia Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922493 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal do Amapá, Macapá/AP, intitulada “O uso de recursos de baixa tecnologia assistiva no ensino de crianças com TEA: ressignificando práticas pedagógicas em uma creche no município de Macapá/AP”. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo de natureza aplicada que partiu da questão-foco: Como a aplicabilidade de uma oficina pedagógica pode contribuir para a formação continuada de docentes na educação infantil integrando a CAA nas práticas inclusivas de crianças com TEA? Fundamentada em realidade fática das docentes público-alvo da investigação, em observações e práticas-pedagógicas, bem como no reconhecimento de lacunas na formação docente na área da educação especial na perspectiva inclusiva. Assim, como objetivo geral foi proposto a formação continuada através de uma oficina pedagógica para professores integrando a Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA e especificidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica e utilização de dois questionários. O primeiro instrumento foi utilizado com foco no diagnóstico da investigação e o segundo na avaliação da proposta de formação que usou como parâmetro a escala Likert. Após a coleta, o banco de dados foi analisado no programa Jamovi, versão 2.3 os quais foram descritos em formato de tabelas. Desse modo, foi executado como produto educacional a oficina pedagógica “O uso de recursos de baixa tecnologia assistiva no ensino de crianças com TEA”, tendo como objetivos aplicar a metodologia da oficina pedagógica, a fim de possibilitar a formação continuada de docentes fundamentada na teoria e prática da produção de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto infantil como alternativa para ressignificar práticas educacionais, a validação da proposta e por fim, a criação de um segundo produto educacional que trata-se do caderno pedagógico para subsidiar o trabalho docente com estratégias para a efetiva inclusão de crianças com TEA. O campo de aplicação do produto foi uma creche municipal, situada na zona urbana da capital Macapá, Amapá. Diante do exposto, considerando os resultados da pesquisa, foi relevante a aplicação do produto educacional aos docentes pois as participantes demonstraram interesse em aprofundar a temática e ao mesmo tempo ressignificaram suas práticas bem como o aperfeiçoamento do seu potencial e habilidades no fazer pedagógico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 174 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA); | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA CRECHE NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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04-Claudia Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922493/3/04-Claudia Silva.pdfDownload |
Claudia Silva.pdf | Recurso Educacional | 23,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922493/4/Claudia Silva.pdfDownload |
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