PROJETO DIDÁTICO “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Fernanda Florindo de-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Michel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T17:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T17:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Projeto Didático "Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Financeira"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922477-
Resumo: dc.description.abstractA presente produção refere-se ao Projeto Didático “Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Financeira”, sendo o produto educacional da dissertação intitulada: Matemática e Interdisciplinaridade: Um Estudo da Educação Financeira no Ensino Fundamental, do Programa de Mestrado Profissional, Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Esse trabalho incorpora algumas possibilidades para ações pedagógicas a serem realizadas em escolas considerando as vivenciadas pela pesquisa desenvolvida em uma escola pública da Região Metropolitana da Baixada Santista, com estudantes de nonos anos do Ensino Fundamental. Assim, o produto educacional tem por objetivo compartilhar algumas vivências e sugerir outras possibilidades para educadores que trabalharem com a temática na Educação Básica. Embasado em autores que defendem uma educação crítica, reflexiva e transformadora, buscamos ilustrar possiblidades por meio de seis Sequências Didáticas, para que o professor tenha alguns subsídios para desenvolver com seus estudantes algumas atividades na modalidade organizativa que considerar mais viável, seja por meio de projetos, sequências didáticas ou mesmo atividades ocasionais, considerando o potencial da Educação Financeira com a interdisciplinaridade, assim podendo proporcionar ações colaborativas nas escolas. A proposta tem como base a aprendizagem significativa e a execução no formato interdisciplinar, reforçando que há intencionalidade educativa e que toda proposta foge à neutralidade do ato educativo, pois envolve a conscientização amplia o repertório de conhecimentos sobre a temática e de política educacional. Entre as contribuições possíveis com o desenvolvimento destas atividades estão a construção de conceitos e conexões correlatos à Educação Financeira e ao universo de imersão do estudante, assim como, as reflexões compartilhas e construções conjuntas na construção de uma sociedade crítica, mais justa e igualitária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentespt_BR
Título: dc.titlePROJETO DIDÁTICO “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Fernanda.Produto.Versao15.09.pdfProduto Educacional: Projeto Didático "Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Financeira3,17 MBAdobe PDF/bitstream/capes/922477/2/Fernanda.Produto.Versao15.09.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons