Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Fernanda Florindo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Michel da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T17:59:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T17:59:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Projeto Didático "Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Financeira" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922477 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente produção refere-se ao Projeto Didático “Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Financeira”, sendo o produto educacional da dissertação intitulada: Matemática e Interdisciplinaridade: Um Estudo da Educação Financeira no Ensino Fundamental, do Programa de Mestrado Profissional, Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Esse trabalho incorpora algumas possibilidades para ações pedagógicas a serem realizadas em escolas considerando as vivenciadas pela pesquisa desenvolvida em uma escola pública da Região Metropolitana da Baixada Santista, com estudantes de nonos anos do Ensino Fundamental. Assim, o produto educacional tem por objetivo compartilhar algumas vivências e sugerir outras possibilidades para educadores que trabalharem com a temática na Educação Básica. Embasado em autores que defendem uma educação crítica, reflexiva e transformadora, buscamos ilustrar possiblidades por meio de seis Sequências Didáticas, para que o professor tenha alguns subsídios para desenvolver com seus estudantes algumas atividades na modalidade organizativa que considerar mais viável, seja por meio de projetos, sequências didáticas ou mesmo atividades ocasionais, considerando o potencial da Educação Financeira com a interdisciplinaridade, assim podendo proporcionar ações colaborativas nas escolas. A proposta tem como base a aprendizagem significativa e a execução no formato interdisciplinar, reforçando que há intencionalidade educativa e que toda proposta foge à neutralidade do ato educativo, pois envolve a conscientização amplia o repertório de conhecimentos sobre a temática e de política educacional. Entre as contribuições possíveis com o desenvolvimento destas atividades estão a construção de conceitos e conexões correlatos à Educação Financeira e ao universo de imersão do estudante, assim como, as reflexões compartilhas e construções conjuntas na construção de uma sociedade crítica, mais justa e igualitária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Docentes | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO DIDÁTICO “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Fernanda.Produto.Versao15.09.pdf | Produto Educacional: Projeto Didático "Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Financeira | 3,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922477/2/Fernanda.Produto.Versao15.09.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons