
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá - UNIFAP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Jucirene | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-16T14:38:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-16T14:38:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado: JUCIRENE ABREU DOS SANTOS | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Recurso Educacional: CARTILHA EDUCACIONAL: GAMIFICAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA KAHOOT! COMO PRÁTICA INCLUSIVA INOVADORA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922475 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade de Federal de Macapá (UNIFAP), integra a Linha de Pesquisa Inovação e Tecnologia Assistiva e tem como título ―Formação docente para o uso do Kahoot!, como estratégia de gamificação para Altas Habilidades e Superdotação‖, a proposta desta pesquisa foi desenvolver uma formação docente para os professores do atendimento educacional especializado/ AEE, em Altas Habilidades e Superdotação/AHSD, Macapá – Amapá. A pesquisa envolveu oito professores que participaram de uma formação presencial no CAAH/S. A metodologia incluiu questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram organizadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e analisadas através da Análise de Conteúdo (AC), na modalidade Temática (AT). A pesquisa buscou responder se o Kahoot!, enquanto ferramenta de gamificação, pode contribuir para a inclusão de alunos com AH/SD, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem e se os professores estão preparados para utilizar tais estratégias. A partir da formação docente proposta neste estudo, foi desenvolvida uma cartilha educacional, visando auxiliar outros docentes no uso do Kahoot! em suas práticas pedagógicas, com foco em aulas mais atrativas e inovadoras. A pesquisa evidenciou a importância da formação docente para o uso eficaz de ferramentas de gamificação na educação inclusiva, com o objetivo de proporcionar uma educação mais igualitária e inclusiva para alunos com altas habilidades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 158 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades e Superdotação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | pt_BR |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DO KAHOOT! COMO ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 02-Jucirene Santos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922475/2/02-Jucirene Santos.pdfDownload |
| Jucirene.pdf | 18.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922475/3/Jucirene.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons