FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DO KAHOOT! COMO ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapá - UNIFAPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Jucirene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-16T14:38:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-16T14:38:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: JUCIRENE ABREU DOS SANTOSpt_BR
identificador: dc.identifier.otherRecurso Educacional: CARTILHA EDUCACIONAL: GAMIFICAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA KAHOOT! COMO PRÁTICA INCLUSIVA INOVADORApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922475-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade de Federal de Macapá (UNIFAP), integra a Linha de Pesquisa Inovação e Tecnologia Assistiva e tem como título ―Formação docente para o uso do Kahoot!, como estratégia de gamificação para Altas Habilidades e Superdotação‖, a proposta desta pesquisa foi desenvolver uma formação docente para os professores do atendimento educacional especializado/ AEE, em Altas Habilidades e Superdotação/AHSD, Macapá – Amapá. A pesquisa envolveu oito professores que participaram de uma formação presencial no CAAH/S. A metodologia incluiu questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram organizadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e analisadas através da Análise de Conteúdo (AC), na modalidade Temática (AT). A pesquisa buscou responder se o Kahoot!, enquanto ferramenta de gamificação, pode contribuir para a inclusão de alunos com AH/SD, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem e se os professores estão preparados para utilizar tais estratégias. A partir da formação docente proposta neste estudo, foi desenvolvida uma cartilha educacional, visando auxiliar outros docentes no uso do Kahoot! em suas práticas pedagógicas, com foco em aulas mais atrativas e inovadoras. A pesquisa evidenciou a importância da formação docente para o uso eficaz de ferramentas de gamificação na educação inclusiva, com o objetivo de proporcionar uma educação mais igualitária e inclusiva para alunos com altas habilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent158 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades e Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKahootpt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DO KAHOOT! COMO ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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