
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Noé Miguel Fernandes, Geraldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-14T22:17:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-14T22:17:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/879 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM BIOLOGIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922446 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo aborda sobre a formação inicial de professores. Analisa-se as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, que teve como objectivo analisar as estratégias adoptadas pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, nas práticas pedagógicas do curso de Biologia. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada; considerando os objectivos, trabalhou-se na base de uma pesquisa descritiva; tendo em conta a forma de abordagem, é considerada mista; e quanto aos procedimentos, trabalhou-se na base de uma pesquisa de campo. Para a recolha de dados e outras informações utilizaram-se métodos de nível teórico, como a análise-síntese, a indução-dedução e o histórico-lógico. Relativamente aos métodos de nível empírico, destacam-se a observação, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista, a prova pedagógica e, por último, o estatístico-matemático. Como população para esta investigação, foram 360 estudantes cuja amostra foi de 108 estudantes, correspondentes a 30% do universo populacional. Os resultados denotam que não existem estratégias claras e definidas para as práticas pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, pelo menos em documentos, apesar de existirem algumas acções que, não impactam de forma significativa a profissionalização docente, sendo urgente a necessidade de se trabalhar na questão. Diante disso, os intervenientes no processo propuseram algumas reflexões que, pela forma de abordagem e fundamentação, poderão servir para dar um salto significativo e qualitativo na formação em Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola supra. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,06 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | FORMAÇÃO | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROFESSORES | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ESCOLA SUPERIOR DE CUANZA - NORTE | pt_BR |
| Título: dc.title | Formação Inicial de Professores: Uma Abordagem sobre as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola superior Pedagógica do Cuanza-Norte | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons