Formação Inicial de Professores: Uma Abordagem sobre as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola superior Pedagógica do Cuanza-Norte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNoé Miguel Fernandes, Geraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-14T22:17:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-14T22:17:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/879-
identificador: dc.identifier.otherFORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM BIOLOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922446-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo aborda sobre a formação inicial de professores. Analisa-se as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, que teve como objectivo analisar as estratégias adoptadas pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, nas práticas pedagógicas do curso de Biologia. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada; considerando os objectivos, trabalhou-se na base de uma pesquisa descritiva; tendo em conta a forma de abordagem, é considerada mista; e quanto aos procedimentos, trabalhou-se na base de uma pesquisa de campo. Para a recolha de dados e outras informações utilizaram-se métodos de nível teórico, como a análise-síntese, a indução-dedução e o histórico-lógico. Relativamente aos métodos de nível empírico, destacam-se a observação, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista, a prova pedagógica e, por último, o estatístico-matemático. Como população para esta investigação, foram 360 estudantes cuja amostra foi de 108 estudantes, correspondentes a 30% do universo populacional. Os resultados denotam que não existem estratégias claras e definidas para as práticas pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, pelo menos em documentos, apesar de existirem algumas acções que, não impactam de forma significativa a profissionalização docente, sendo urgente a necessidade de se trabalhar na questão. Diante disso, os intervenientes no processo propuseram algumas reflexões que, pela forma de abordagem e fundamentação, poderão servir para dar um salto significativo e qualitativo na formação em Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola supra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,06 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFESSORESpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESCOLA SUPERIOR DE CUANZA - NORTEpt_BR
Título: dc.titleFormação Inicial de Professores: Uma Abordagem sobre as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola superior Pedagógica do Cuanza-Nortept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons