Desenvolvendo o Pensamento Crítico com Atividades de Pesquisa na Escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Paulo Josué Lemos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Cláudia de Oliveira da-
Autor(es): dc.contributor.authorChaves, Taniamara Vizzotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-14T11:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-14T11:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922434-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book busca ser uma ferramenta de apoio aos professores na tarefa crucial de desenvolver a competência informacional dos estudantes. Tudo começa com a compreensão de que a pesquisa não se resume ao ato de encontrar respostas, mas sim em compreender todo o processo envolvido. Inspirado nas contribuições da pesquisadora sobre comportamento informacional e competência em informação, Carol Kuhlthau, este material oferece estratégias práticas para que os professores possam orientar os estudantes desde o início da pesquisa até a apresentação de suas descobertas. Ao longo deste e-book, será explorado não apenas o "como" da pesquisa, mas também o "porquê". Dessa forma, serão abordadas as diversas etapas da pesquisa escolar: como iniciar a pesquisa, selecionar temas relevantes, explorar fontes de informação de maneira crítica e, por fim, organizar e apresentar ideias de forma adequada. A colaboração entre educadores e bibliotecários é uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes. No entanto, reconhecemos os desafios presentes nas grades curriculares, assim como o fato de que nem todas as escolas atualmente possuem uma biblioteca, apesar da Lei Federal 12.244 (Brasil, 2010) ter tornado obrigatória a existência de uma biblioteca em todos os estabelecimentos de ensino do Brasil. Dessa forma, esse material foi desenvolvido de modo a contemplar os mais diversos cenários que podem ser encontrados nas escolas. O e-book aborda as etapas práticas da pesquisa, mas também reconhece as dúvidas e ansiedades naturais que os estudantes enfrentam nesse processo. Ao final, trata-se não apenas de adquirir informações, mas de desenvolver uma habilidade que os acompanhará ao longo da vida: a capacidade de pensar criticamente diante do vasto mundo de conhecimento disponível. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer subsídios aos professores na importante tarefa de capacitar os estudantes não apenas como receptores passivos de informações, mas também como participantes ativos na construção do próprio conhecimento. É um convite para explorar, questionar e, acima de tudo, desenvolver a competência informacional como uma ferramenta vital para o pensamento crítico. Este e-book foi desenvolvido como produto educacional, sendo parte do projeto de pesquisa “O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estudo de caso” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. O objetivo deste produto educacional é ser uma ferramenta de apoio aos docentes na condução de atividades de pesquisa que promovam a construção do pensamento crítico nos estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCompetência informacional; Pensamento Crítico; Pesquisa Escolarpt_BR
Título: dc.titleDesenvolvendo o Pensamento Crítico com Atividades de Pesquisa na Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons