
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Paulo Josué Lemos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Cláudia de Oliveira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaves, Taniamara Vizzotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-14T11:36:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-14T11:36:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922434 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book busca ser uma ferramenta de apoio aos professores na tarefa crucial de desenvolver a competência informacional dos estudantes. Tudo começa com a compreensão de que a pesquisa não se resume ao ato de encontrar respostas, mas sim em compreender todo o processo envolvido. Inspirado nas contribuições da pesquisadora sobre comportamento informacional e competência em informação, Carol Kuhlthau, este material oferece estratégias práticas para que os professores possam orientar os estudantes desde o início da pesquisa até a apresentação de suas descobertas. Ao longo deste e-book, será explorado não apenas o "como" da pesquisa, mas também o "porquê". Dessa forma, serão abordadas as diversas etapas da pesquisa escolar: como iniciar a pesquisa, selecionar temas relevantes, explorar fontes de informação de maneira crítica e, por fim, organizar e apresentar ideias de forma adequada. A colaboração entre educadores e bibliotecários é uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes. No entanto, reconhecemos os desafios presentes nas grades curriculares, assim como o fato de que nem todas as escolas atualmente possuem uma biblioteca, apesar da Lei Federal 12.244 (Brasil, 2010) ter tornado obrigatória a existência de uma biblioteca em todos os estabelecimentos de ensino do Brasil. Dessa forma, esse material foi desenvolvido de modo a contemplar os mais diversos cenários que podem ser encontrados nas escolas. O e-book aborda as etapas práticas da pesquisa, mas também reconhece as dúvidas e ansiedades naturais que os estudantes enfrentam nesse processo. Ao final, trata-se não apenas de adquirir informações, mas de desenvolver uma habilidade que os acompanhará ao longo da vida: a capacidade de pensar criticamente diante do vasto mundo de conhecimento disponível. Portanto, o objetivo deste trabalho é fornecer subsídios aos professores na importante tarefa de capacitar os estudantes não apenas como receptores passivos de informações, mas também como participantes ativos na construção do próprio conhecimento. É um convite para explorar, questionar e, acima de tudo, desenvolver a competência informacional como uma ferramenta vital para o pensamento crítico. Este e-book foi desenvolvido como produto educacional, sendo parte do projeto de pesquisa “O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estudo de caso” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. O objetivo deste produto educacional é ser uma ferramenta de apoio aos docentes na condução de atividades de pesquisa que promovam a construção do pensamento crítico nos estudantes. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional; Pensamento Crítico; Pesquisa Escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | Desenvolvendo o Pensamento Crítico com Atividades de Pesquisa na Escola | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto educacional.pdf | 18,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922434/2/produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons