ENSINO REMOTO: os desafios de se ensinar história no contexto de Pandemia de covid- 19, na cidade de Xinguara-PA (2020-2022)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Sul e do Sudeste do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHonostório, Poliana Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-13T18:18:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-13T18:18:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherPOLIANA FERREIRA HONOSTÓRIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922404-
Resumo: dc.description.abstractLevando em consideração o contexto de Pandemia de Covid-19 e as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde – OMS, foi preciso se adequar a um novo perfil de ensino, marcado pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC ́s. Como consequência do novo cenário, diversas instituições escolares tiveram que adotar como estratégia o Ensino Remoto Emergencial – ERE, medida proposta pelo Ministério da Educação – MEC. Cujo objetivo era substituir as aulas presenciais por aulas ou atividades remotas, devido aos altos índices de contaminação e da nocividade da doença. As inúmeras problemáticas geradas diante da descoberta, rápida propagação do vírus (Sars-Cov-19), bem como os efeitos causados pela doença, levaram a buscar compreender os impactos da Pandemia de Covid-19, no Ensino de História, mais especificamente nas escolas públicas estaduais de Xinguara-PA. Para tanto, foi adotado como referencial teórico-metodológico as reflexões propostas pelo campo da História do Tempo Presente, já como metodologia, o uso da História Oral (entrevistas). As entrevistas foram realizadas com docentes que atuaram no Ensino de História, em turmas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Xinguara-PA. Além da fonte oral, fez-se uso de questionário, sendo esse, aplicado aos alunos da rede pública e privada de ensino, que cursaram o segundo grau, na Pandemia de Covid-19; a fim de buscar compreender as particularidades de cada realidade. O recorte da pesquisa compreendeu os anos de 2020 a 2022, no qual refere-se a entrada do vírus no Brasil, e posterior adoção do Ensino Remoto Emergencial. Portanto, ao final, produziu-se um texto didático a respeito da temática e sobre os desafios de se ensinar História no contexto de Pandemia de Covid-19, na cidade de Xinguara- PA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Tempo Presentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remotopt_BR
Título: dc.titleENSINO REMOTO: os desafios de se ensinar história no contexto de Pandemia de covid- 19, na cidade de Xinguara-PA (2020-2022)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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