
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Sul e do Sudeste do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Honostório, Poliana Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-13T18:18:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-13T18:18:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | POLIANA FERREIRA HONOSTÓRIO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922404 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Levando em consideração o contexto de Pandemia de Covid-19 e as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde – OMS, foi preciso se adequar a um novo perfil de ensino, marcado pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC ́s. Como consequência do novo cenário, diversas instituições escolares tiveram que adotar como estratégia o Ensino Remoto Emergencial – ERE, medida proposta pelo Ministério da Educação – MEC. Cujo objetivo era substituir as aulas presenciais por aulas ou atividades remotas, devido aos altos índices de contaminação e da nocividade da doença. As inúmeras problemáticas geradas diante da descoberta, rápida propagação do vírus (Sars-Cov-19), bem como os efeitos causados pela doença, levaram a buscar compreender os impactos da Pandemia de Covid-19, no Ensino de História, mais especificamente nas escolas públicas estaduais de Xinguara-PA. Para tanto, foi adotado como referencial teórico-metodológico as reflexões propostas pelo campo da História do Tempo Presente, já como metodologia, o uso da História Oral (entrevistas). As entrevistas foram realizadas com docentes que atuaram no Ensino de História, em turmas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Xinguara-PA. Além da fonte oral, fez-se uso de questionário, sendo esse, aplicado aos alunos da rede pública e privada de ensino, que cursaram o segundo grau, na Pandemia de Covid-19; a fim de buscar compreender as particularidades de cada realidade. O recorte da pesquisa compreendeu os anos de 2020 a 2022, no qual refere-se a entrada do vírus no Brasil, e posterior adoção do Ensino Remoto Emergencial. Portanto, ao final, produziu-se um texto didático a respeito da temática e sobre os desafios de se ensinar História no contexto de Pandemia de Covid-19, na cidade de Xinguara- PA. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,8mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Tempo Presente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO REMOTO: os desafios de se ensinar história no contexto de Pandemia de covid- 19, na cidade de Xinguara-PA (2020-2022) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons