BOAMÁTICA Sem Fronteiras em: A matemática Africana - O mistério do osso de ishango e do Ocre de Blombos 

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIGUEL, Vanessa Balbina da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBAIAO, Jonê Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-13T15:36:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-13T15:36:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
identificador: dc.identifier.otherBOAMÁTICA Sem Fronteiras em: A matemática Africana - O mistério do osso de ishango e do Ocre de Blombospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922395-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido consiste em uma história em quadrinhos acompanhada de uma sequência didática, aplicada em duas escolas de Salvador- Centro Educacional Crescer e Florescer e Escola Municipal São Gonçalo. uma pública e outra privada, voltada para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O público-alvo abrange turmas do 4º e 5º ano, além de alunos da EJA nos níveis TAP 4 e TAP 5. A aplicação do produto teve um impacto significativo, especialmente em estudantes que apresentavam percepções negativas em relação à matemática. Após as atividades, observou-se um aumento no engajamento e na interação dos alunos, que passaram a reconhecer a presença da matemática no cotidiano. A utilização de literatura como recurso didático foi bem recebida, levando os alunos da EJA a se surpreenderem com a associação entre matemática e contação de histórias, além de sugerirem novos temas para futuras produções. Essa abordagem inovadora promoveu uma reflexão sobre o ensino tradicional da matemática, incentivando um ambiente mais colaborativo e motivador para a aprendizagem. A banca destacou que o produto educacional é de grande relevância para o ensino das matemáticas na Educação Básica e no contexto da Lei 10639, bem como para a história da matemática em cursos de formação docente inicial e continuada. O produto é de alto teor de inovação visto que na área de ensino de matemática na educação básica há poucos materiais disponíveis para professores utilizarem em aulas como os artefatos arqueológicos africanos que apresentam o pensar matematicamente há milhares de anos."pt_BR
Tamanho: dc.format.extent60 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBoamáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 10639pt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática ed. básicapt_BR
Título: dc.titleBOAMÁTICA Sem Fronteiras em: A matemática Africana - O mistério do osso de ishango e do Ocre de Blombos pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
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