
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Leidiane Ramos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T19:20:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T19:20:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Leidiane Ramos de Azevedo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922375 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou problematizar a história indígena e seu ensino na Educação Básica, na cidade de Redenção-PA, a partir de articulações entre história local e trajetórias de vida. A análise foi fundada na concepção de que o ensino de história indígena constitui uma ferramenta importante para a desconstrução de estereótipos e para a visibilização de outras histórias. A proposta esteve em consonância com as discussões da Nova História Indígena, que defende a ênfase na agência indígena como fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a Lei Federal 11.645/08, permanecem nas práticas de ensino. Realizada entre 2022 e 2024, tendo como locus a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa e como tônica, a presença dos Mebengôkrê-Kayapó em Redenção-PA, a pesquisa parte das trajetórias de vida de sujeitos do referido povo, como fonte para a construção de aprendizagem em história e traça conexões com a história recente da região – mormente, entre os anos 1960 e 2020. Para a aproximação dessas trajetórias de vida, recorreu-se a livros, jornais, revistas, entrevistas e trabalhos acadêmicos. Como parte da pesquisa foi elaborada e realizada uma sequência didática didática nos terceiros anos da escola campo de pesquisa. Por fim, o trabalho executado mostrou-se produtivo no sentido de aproximar a temática indígena da realidade dos estudantes, moradores da amazônia, e promover transformações em ideias prévias nutridas sobre o tema. Portanto, a partir dessa experiência foi elaborado um roteiro, que se espera, auxilie outros docentes na abordagem da história indígena. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10.126kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História na Amazônia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Agência Indígena | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mebengôkrê-Kayapó | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias de Vida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| Título: dc.title | PROTAGONISMO INDÍGENA E O ENSINO DE HISTÓRIA: Pensando a Presença Mebêngôkre-Kayapó em Redenção-PA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons