PROTAGONISMO INDÍGENA E O ENSINO DE HISTÓRIA: Pensando a Presença Mebêngôkre-Kayapó em Redenção-PA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Leidiane Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T19:20:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T19:20:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLeidiane Ramos de Azevedopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922375-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou problematizar a história indígena e seu ensino na Educação Básica, na cidade de Redenção-PA, a partir de articulações entre história local e trajetórias de vida. A análise foi fundada na concepção de que o ensino de história indígena constitui uma ferramenta importante para a desconstrução de estereótipos e para a visibilização de outras histórias. A proposta esteve em consonância com as discussões da Nova História Indígena, que defende a ênfase na agência indígena como fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a Lei Federal 11.645/08, permanecem nas práticas de ensino. Realizada entre 2022 e 2024, tendo como locus a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa e como tônica, a presença dos Mebengôkrê-Kayapó em Redenção-PA, a pesquisa parte das trajetórias de vida de sujeitos do referido povo, como fonte para a construção de aprendizagem em história e traça conexões com a história recente da região – mormente, entre os anos 1960 e 2020. Para a aproximação dessas trajetórias de vida, recorreu-se a livros, jornais, revistas, entrevistas e trabalhos acadêmicos. Como parte da pesquisa foi elaborada e realizada uma sequência didática didática nos terceiros anos da escola campo de pesquisa. Por fim, o trabalho executado mostrou-se produtivo no sentido de aproximar a temática indígena da realidade dos estudantes, moradores da amazônia, e promover transformações em ideias prévias nutridas sobre o tema. Portanto, a partir dessa experiência foi elaborado um roteiro, que se espera, auxilie outros docentes na abordagem da história indígena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.126kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História na Amazôniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgência Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMebengôkrê-Kayapópt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias de Vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titlePROTAGONISMO INDÍGENA E O ENSINO DE HISTÓRIA: Pensando a Presença Mebêngôkre-Kayapó em Redenção-PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
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