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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Edival Magalhães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T18:29:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T18:29:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Edival Santos | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922359 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A história de uma parcela considerável da população brasileira ainda está ausente dos livros didáticos e dos manuais de História, portanto, ausente das narrativas didáticas. Ainda são pouco mencionados as negras e os negros que experienciaram o fim da escravidão e as primeiras décadas da República e do século XX, o Pós-Abolição. Diante dessa observação, passamos a refletir sobre os motivos que invisibilizaram ou apagaram a população negra do livro didático após o fim da escravidão. Assim, nossa questão de pesquisa é: como a população negra que viveu no Brasil nas primeiras décadas da República (1889-1930) é representada (ou não) hoje, após mais de vinte anos da Lei Federal 10.639 de 2003, nos livros didáticos de História. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o livro didático de História do terceiro ano do Ensino Médio, da “Coleção História: Sociedade e Cidadania” (Editora FTD, 2016), aborda a temática das populações negras no Pós-Abolição. As fontes utilizadas na pesquisa são as imagens e os textos do Capítulo terceiro desta coleção, intitulado “Primeira República: dominação e resistência” (PNLD 2018, 2019 e 2020), utilizada pelas turmas dos terceiros anos da E. E. E. M. Prof.ª Oneide de Souza Tavares em Marabá-PA. A proposta do produto é a elaboração de um pequeno Almanaque Histórico sobre personalidades negras da Primeira República, elaborado em parceria com esses alunos para que conheçam outras vivências, outros sujeitos históricos e suas estratégias, experiências de luta e resistência no Pós-Abolição. Consideramos que os alunos do Ensino Médio das escolas públicas, na sua maioria afrodescendentes, têm o direito de conhecer outros sujeitos da História do nosso país, para além do que uma historiografia ocidental, colonialista e imperialista delimitou em seus currículos por séculos. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,4MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-abolição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalidades negras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Almanaque histórico | - |
| Título: dc.title | Representações negras: o pós-abolição no livro didático de História sob olhares de alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Marabá (PA) UNIVERSIDADE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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