Representações negras: o pós-abolição no livro didático de História sob olhares de alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Marabá (PA) UNIVERSIDADE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Edival Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T18:29:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T18:29:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEdival Santos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922359-
Resumo: dc.description.abstractA história de uma parcela considerável da população brasileira ainda está ausente dos livros didáticos e dos manuais de História, portanto, ausente das narrativas didáticas. Ainda são pouco mencionados as negras e os negros que experienciaram o fim da escravidão e as primeiras décadas da República e do século XX, o Pós-Abolição. Diante dessa observação, passamos a refletir sobre os motivos que invisibilizaram ou apagaram a população negra do livro didático após o fim da escravidão. Assim, nossa questão de pesquisa é: como a população negra que viveu no Brasil nas primeiras décadas da República (1889-1930) é representada (ou não) hoje, após mais de vinte anos da Lei Federal 10.639 de 2003, nos livros didáticos de História. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o livro didático de História do terceiro ano do Ensino Médio, da “Coleção História: Sociedade e Cidadania” (Editora FTD, 2016), aborda a temática das populações negras no Pós-Abolição. As fontes utilizadas na pesquisa são as imagens e os textos do Capítulo terceiro desta coleção, intitulado “Primeira República: dominação e resistência” (PNLD 2018, 2019 e 2020), utilizada pelas turmas dos terceiros anos da E. E. E. M. Prof.ª Oneide de Souza Tavares em Marabá-PA. A proposta do produto é a elaboração de um pequeno Almanaque Histórico sobre personalidades negras da Primeira República, elaborado em parceria com esses alunos para que conheçam outras vivências, outros sujeitos históricos e suas estratégias, experiências de luta e resistência no Pós-Abolição. Consideramos que os alunos do Ensino Médio das escolas públicas, na sua maioria afrodescendentes, têm o direito de conhecer outros sujeitos da História do nosso país, para além do que uma historiografia ocidental, colonialista e imperialista delimitou em seus currículos por séculos.-
Tamanho: dc.format.extent4,4MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectPós-abolição-
Palavras-chave: dc.subjectPersonalidades negras-
Palavras-chave: dc.subjectAlmanaque histórico-
Título: dc.titleRepresentações negras: o pós-abolição no livro didático de História sob olhares de alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Marabá (PA) UNIVERSIDADE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado-
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