Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, SARA ASSUNÇÃO DO AMARAL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T18:07:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T18:07:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | TRABALHO DOCENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922356 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com foco na criação de um espaço MAKER sendo o laboratório das práticas de informática e uma Estação de Aprendizagem sendo o ambiente de sala de aula que atendem às necessidades do Curso Técnico em Informática entre outras disciplinas multidisciplinar. Com o objetivo de proporcionar aos docentes um ambiente de trabalho ergonômico e confortável, o projeto visa contribuir para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, minimizando os impactos da precarização do trabalho docente. Este projeto arquitetônico é resultado da pesquisa intitulada TRABALHO DO CENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA: infraestrutura e sua relação com o processo ensino e aprendizagem, realizada no âmbito do Programa de Mês trado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA. Na primeira seção, abordaremos os fundamentos do projeto arquitetônico, suas etapas e componentes essenciais. Em seguida, exploraremos a importância dos diferentes após de layout e como eles impactam a funcionalidade e o desempenho do espaço. No capítulo final, discutiremos o papel do projeto arquitetônico na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na criação de ambientes pedagógicos adequados. Entre os destaques deste projeto, o Campus Açailândia contará com a construção de um espaço MAKER e uma Estação de Aprendizagem, que visam integrar tecnologia e inovação ao ambiente educacional. Com a implementação destes projetos arquitetônicos, espera-se que docentes e discentes possam usufruir de maior conforto e interatividade nas aulas, o que contribuirá para um desempenho acadêmico elevado e uma menor precarização das condições de trabalho docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | TRABALHO DOCENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA: INFRAESTRUTURA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sara Assunção.pdf | 10,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922356/2/Sara Assunção.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons