TRABALHO DOCENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA: INFRAESTRUTURA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, SARA ASSUNÇÃO DO AMARAL-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-12T18:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-12T18:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-
identificador: dc.identifier.otherTRABALHO DOCENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922356-
Resumo: dc.description.abstractCom foco na criação de um espaço MAKER sendo o laboratório das práticas de informática e uma Estação de Aprendizagem sendo o ambiente de sala de aula que atendem às necessidades do Curso Técnico em Informática entre outras disciplinas multidisciplinar. Com o objetivo de proporcionar aos docentes um ambiente de trabalho ergonômico e confortável, o projeto visa contribuir para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, minimizando os impactos da precarização do trabalho docente. Este projeto arquitetônico é resultado da pesquisa intitulada TRABALHO DO CENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA: infraestrutura e sua relação com o processo ensino e aprendizagem, realizada no âmbito do Programa de Mês trado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA. Na primeira seção, abordaremos os fundamentos do projeto arquitetônico, suas etapas e componentes essenciais. Em seguida, exploraremos a importância dos diferentes após de layout e como eles impactam a funcionalidade e o desempenho do espaço. No capítulo final, discutiremos o papel do projeto arquitetônico na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na criação de ambientes pedagógicos adequados. Entre os destaques deste projeto, o Campus Açailândia contará com a construção de um espaço MAKER e uma Estação de Aprendizagem, que visam integrar tecnologia e inovação ao ambiente educacional. Com a implementação destes projetos arquitetônicos, espera-se que docentes e discentes possam usufruir de maior conforto e interatividade nas aulas, o que contribuirá para um desempenho acadêmico elevado e uma menor precarização das condições de trabalho docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleTRABALHO DOCENTE NO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA: INFRAESTRUTURA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons