Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Perticarrari, Andre Conceição Roberta da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Flávio Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T11:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T11:44:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é um Produto Educacional do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa), doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo. Foi pensado para auxiliar aqueles profissionais que são responsáveis por parte da formação continuada de professores, podendo ser Coordenadores de Gestão Pedagógica (CGP), Professor Especialista em Currículo (PEC) ou para qualquer outra função que tenha interesse em colaborar com novas aprendizagens dos docentes. Apresentamos uma adaptação das atividades elaboradas para a pesquisa intitulada: “Planejamento Reverso como proposta para formação continuada de professores de Ciências” (Moraes, 2024) e tem o intuito de contribuir com uma visão diferente sobre planejar. Aqui abordaremos a temática do Planejamento Reverso de Wiggins e McTigue (2019). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,5 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores. Planejamento Reverso. Professores de Ciências. Professor reflexivo | pt_BR |
Título: dc.title | planejamento: Que tal começar pelo fim? (Produto Educacional) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional final.pdf | 12,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922346/2/Produto educacional final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons