
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Maria Clara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gagliardi, Júlia Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalini, Ana Beatriz Coelho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sabrina da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carstens, Thais Manuella Beraldin | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Leticia Arruda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Guerra, Gabriela Yumi Sakata | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Mariana Fonseca | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Isabela Moura | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Victória Lucas Camara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Mariana Paterno | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sacramento, Neidejany de Assunção do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T05:02:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T05:02:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922342 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Objective: To evaluate the available evidence on preventive strategies and potential therapies for brain injuries in preterm infants, discussing their limitations, controversies and impacts on long-term neurological development. Methodology: Narrative bibliographic review carried out on PubMed using the search strategy: (brain injury) AND (preterm infant) AND (therapies). We used 15 articles selected after applying the inclusion and exclusion criteria from 2019 to 2024. Discussion: Although postpartum mortality in premature infants has decreased, preterm neonates still face high rates of neurological impairment, such as intraventricular hemorrhage and white matter damage. Recent studies highlight promising therapies, including the use of umbilical cord-derived stem cells, which have the potential to regenerate damaged neural tissue. In addition, erythropoietin (Epo) has been investigated for its neuroprotective properties, such as preventing apoptosis and promoting neurogenesis, and may help with functional recovery after skin injuries. Melatonin, known for its antioxidant and anti-inflammatory properties, is also considered a potential therapy to promote functional recovery after brain injury. However, these approaches still require further clinical validation to be widely innovated in medical practice. Final considerations: These therapeutic alternatives, although promising as neuroprotective strategies, lack robust evidence. Currently, only clinical treatment adjustments for infants are widely accepted by consensus. Therefore, further clinical investigation of these studies is crucial so that they can be implemented in practice, considering their great importance in preventing injuries in premature newborns. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Premature infants | pt_BR |
| Título: dc.title | PREVENTING BRAIN DAMAGE IN PREMATURE NEWBORNS: CONTROVERSIES AND THERAPIES (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: