
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Alexandre Kerson de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dorow, Clóris Maria Freire | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T02:19:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T02:19:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Oficina de memes, uma abordagem discursiva: guia teórico-prático para docentes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922336 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um material didático/instrucional que conta com o suporte teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de Michel Pêcheux. Está vinculado à tese intitulada “Do viral ao autoral: trabalhando a autoria do sujeito-aluno por meio de uma oficina de memes em sala de aula”, desenvolvida no Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia (DPET) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) do IFSul/Câmpus Pelotas. Elaborado a partir de uma experiência exitosa de intervenção pedagógica em sala de aula, este guia é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa envolvendo a abordagem discursiva da leitura e interpretação textual, tendo como materialidade o meme digital, caracterizado por sua popularidade e irreverência na internet e pelo seu grande potencial de ressignificação de sentidos | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 108.383 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de Discurso | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Oficina de memes, uma abordagem discursiva: guia teórico-prático para docentes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia (DPET) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional vinculado à tese "Do viral ao autoral: trabalhando a autoria do sujeito-aluno por meio de uma oficina de memes em sala de aula" | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons