Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Amorim, Liliane Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Macêdo, Ana Angélica Mathias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T17:44:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T17:44:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual de apoio pedagógico: modelos biológicos em 3D para inclusão no ensino de Biologia na EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922329 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação inclusiva busca incluir as pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Porém, são necessárias mudanças de paradigmas, sejam estes referentes a readequação do currículo, para abranger a inovação tecnológica, além de mudanças culturais e socioeconômicas (Stella; Massabni, 2019). Além disso, a formação continuada docente é necessária para que estes busquem construir uma sala de aula livre de preconceitos, formando cidadãos que busquem reduzir as desigualdades, combatam o racismo, lutem contra a violência de gênero e que empoderem as pessoas com deficiência. O interesse em trabalhar com educação inclusiva surgiu a partir da necessidade de capacitação sentida pela pesquisadora, no momento em que começou a lecionar discentes com deficiência, visual e auditiva, ministrando aulas de Biologia na EPT. Além disso, como ela é curiosa e quer aprender tudo o que o mundo tem a oferecer, quis conhecer um pouco sobre impressão 3D, linguagem computacional e a aplicação da robótica na educação. Pensando em trabalhar com algo interativo, como os museus que ela já visitou, buscou trabalhos na internet e encontrou um, desenvolvido por Oliveira e colaboradores (2021), sendo assim, resolveu tentar organizar e trouxe o passo a passo aqui neste Manual de Apoio Pedagógico. Esperamos que vocês possam replicar estes e outros materiais, nas aulas práticas de Biologia, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de nossos discentes com e sem deficiência visual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Manual de apoio pedagógico: modelos biológicos em 3D para inclusão no ensino de Biologia na EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Liliane Barbosa Amorim.pdf | 13,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922329/2/Liliane Barbosa Amorim.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons