Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Andressa Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Mara Marusia Martins Sampaio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Maria Valdeleda Uchoa Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Veras, Luciana de Sena Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jordanne Henrique de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ximenes, Maria Lia Coutinho Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Maxsuenia Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Marcelle Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luan Nascimento da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nobre, Graziela Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Taumaturgo, Carlos Vinícius Brito | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Jessica Floriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T04:51:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T04:51:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922321 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Physiotherapy, as part of the multidisciplinary team, must act in the therapeutic itinerary of children/adolescents with brain tumors. This professional's contact with families through the main caregiver should be optimized in order to provide, through specific therapeutic strategies and guidance to caregivers, the acquisition of motor skills, prevention of deformities and improvement of quality. The aim of this study is to understand the perception of caregivers about physiotherapy in the therapeutic itinerary of children and adolescents with brain tumors. This is an observational, descriptive field study with a qualitative approach, carried out in September and October 2024 and taking place in the Neurosurgery block of the Albert Sabin Children's Hospital. Six caregivers, of both sexes, who were monitoring the hospitalization of the child/adolescent took part in the study. The results showed that the path to identifying the tumor can be long and arduous for the child/adolescent and their family. Family members' experiences with the disease are full of feelings, from the moment they notice the signs and symptoms to the moment the diagnosis is confirmed (therapeutic itinerary). The purpose of physiotherapy is to offer well-being through therapeutic resources and possible rehabilitation, but it still needs to be optimized within the hospital team. In conclusion, when we delve into the narratives behind this diagnosis, we realize how fragile families are and how physiotherapy can help with its vision of assessment, prevention and treatment of this disease. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CAREGIVERS | pt_BR |
Título: dc.title | CAREGIVERS' PERCEPTION OF PHYSIOTHERAPY IN THE THERAPEUTIC ITINERARY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH BRAIN TUMORS (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: