
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ruiz, Lidia Beltrán | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-12T04:12:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-12T04:12:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922317 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudio se enfoca en la formación profesional de psicólogos clínicos como terapeutas breves centrados en soluciones en el contexto de clínicas universitarias de la Facultad de Estudios Superiores Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma de México. Aunque los planes de estudio de esta dependencia incluyen un modelo educativo y programas curriculares reconocidos y avalados por instancias oficiales, es notoria la ausencia de información sobre la didáctica, así como de los procesos y los recursos para la enseñanza de la psicoterapia utilizados por los docentes. De este modo, a partir de la diferenciación entre didáctica y currículo, se presenta un estudio desde la investigación acción educativa con el objetivo de identificar las habilidades básicas que un grupo de 5 docentes expertos consideran necesarias desarrollar en los estudiantes y los recursos áulicos que emplean para ello. Los profesores fueron previamente seleccionados mediante la técnica Delphi y luego participaron en tres ciclos de entrevistas, una de ellas en la modalidad de panel. Los resultados indican que los docentes emplean diferentes combinaciones de medios y modos semióticos para la enseñanza de contenidos de aprendizaje. Los docentes lograron el acuerdo en la definición de tres tipos de habilidades a desarrollar: teórico-conceptuales, para intervenir y para relacionarse con el usuario. Se describen los medios y modos semióticos para cada habilidad y se discuten las particularidades de su práctica en clínicas universitarias. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | enseñanza | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS EN LA FORMACIÓN DE TERAPEUTAS BREVES EN LA CLÍNICA UNIVERSITARIA DESDE LA PERSPECTIVA DE DOCENTES- TERAPEUTAS EXPERTOS.(Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| estrategias-didacticas-en-la-formacio.pdf | 698,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922317/1/estrategias-didacticas-en-la-formacio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: