Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Gêneses Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Veiga, Maicon Guilland | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Celine Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Ana Maria Viana Guerra dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Eduardo de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-11T16:52:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-11T16:52:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pesquisas Contemporâneas 5 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922294 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação contemporânea está em constante transformação, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais. Diante desse cenário, torna-se essencial compreender como esses recursos podem ser integrados ao ensino de forma estratégica e inovadora. Este livro reúne reflexões fundamentais sobre a interseção entre tecnologia e aprendizagem, abordando desde metodologias ativas até o impacto do metaverso na educação. Ao longo dos capítulos, são discutidas novas perspectivas para um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficiente. Inicialmente, explora-se o uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida, destacando como o design instrucional pode auxiliar na formação de cursos mais eficazes. Posteriormente, abordam-se as contribuições da neurociência para o trabalho educacional tecnológico, revelando suas aplicações no ensino. Além disso, apresenta-se uma análise teórica sobre metodologias ativas, enfatizando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, discute-se o papel do designer instrucional, ressaltando sua importância, vantagens e desafios no desenvolvimento de conteúdos educacionais. Paralelamente, destacam-se ferramentas para avaliação e feedback educacional personalizado, demonstrando como podem aprimorar a aprendizagem. Simultaneamente, reflete-se sobre segurança digital e cidadania digital, analisando direitos, deveres, práticas e riscos dentro das instituições educacionais. Consequentemente, examina-se a aplicação das metodologias ativas como instrumentos de inclusão escolar, com foco no ensino da Língua Portuguesa. Da mesma forma, investiga-se a relação entre tecnologia, cidadania digital e educação, evidenciando as práticas digitais e os riscos no ambiente escolar. Em seguida, projeta-se um olhar para o futuro da aprendizagem digital, explorando as possibilidades das tecnologias na educação. De maneira complementar, avalia-se o impacto das mídias digitais no ensino, considerando seus benefícios e desafios. No mesmo contexto, explora-se a convergência entre neurociência, tecnologia e educação, propondo estratégias para otimizar a aprendizagem. Ainda, apresenta-se o modelo de aprendizagem invertida (Flipped Learning), analisando seus desafios e possibilidades no ensino. Por outro lado, discute-se a relação entre currículo e tecnologia, refletindo sobre a adaptação do ensino às novas demandas digitais. Com essa perspectiva, questiona-se a inserção do metaverso na educação, avaliando se representa um novo paradigma de aprendizagem. Sob esse viés, aprofunda-se a discussão sobre mídias digitais na educação contemporânea, destacando seu papel na construção do conhecimento. Além do mais, relata-se a experiência do uso de folders educativos como estratégia de ensino em aulas de biologia, trazendo insights práticos para a sala de aula. Por fim, analisa-se o metaverso e seus possíveis impactos na educação, debatendo suas implicações no ensino do futuro. A interseção entre tecnologia e educação abre portas para um aprendizado mais dinâmico, acessível e conectado às necessidades da sociedade atual. Os temas abordados neste livro convidam à reflexão sobre como os avanços tecnológicos podem ser utilizados de forma estratégica para aprimorar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa. Que esta leitura inspire novas práticas e fortaleça o compromisso com a inovação educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1668 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, pesquisa e tópicos relacionados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade na educação | pt_BR |
Título: dc.title | Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 5 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pesquisas Contemporâneas 5.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/922294/2/Pesquisas Contemporâneas 5.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons