Pesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 5

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Gêneses Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorVeiga, Maicon Guilland-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Celine Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Ana Maria Viana Guerra dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Eduardo de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-11T16:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-11T16:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-11-
identificador: dc.identifier.otherPesquisas Contemporâneas 5pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922294-
Resumo: dc.description.abstractA educação contemporânea está em constante transformação, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais. Diante desse cenário, torna-se essencial compreender como esses recursos podem ser integrados ao ensino de forma estratégica e inovadora. Este livro reúne reflexões fundamentais sobre a interseção entre tecnologia e aprendizagem, abordando desde metodologias ativas até o impacto do metaverso na educação. Ao longo dos capítulos, são discutidas novas perspectivas para um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficiente. Inicialmente, explora-se o uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida, destacando como o design instrucional pode auxiliar na formação de cursos mais eficazes. Posteriormente, abordam-se as contribuições da neurociência para o trabalho educacional tecnológico, revelando suas aplicações no ensino. Além disso, apresenta-se uma análise teórica sobre metodologias ativas, enfatizando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, discute-se o papel do designer instrucional, ressaltando sua importância, vantagens e desafios no desenvolvimento de conteúdos educacionais. Paralelamente, destacam-se ferramentas para avaliação e feedback educacional personalizado, demonstrando como podem aprimorar a aprendizagem. Simultaneamente, reflete-se sobre segurança digital e cidadania digital, analisando direitos, deveres, práticas e riscos dentro das instituições educacionais. Consequentemente, examina-se a aplicação das metodologias ativas como instrumentos de inclusão escolar, com foco no ensino da Língua Portuguesa. Da mesma forma, investiga-se a relação entre tecnologia, cidadania digital e educação, evidenciando as práticas digitais e os riscos no ambiente escolar. Em seguida, projeta-se um olhar para o futuro da aprendizagem digital, explorando as possibilidades das tecnologias na educação. De maneira complementar, avalia-se o impacto das mídias digitais no ensino, considerando seus benefícios e desafios. No mesmo contexto, explora-se a convergência entre neurociência, tecnologia e educação, propondo estratégias para otimizar a aprendizagem. Ainda, apresenta-se o modelo de aprendizagem invertida (Flipped Learning), analisando seus desafios e possibilidades no ensino. Por outro lado, discute-se a relação entre currículo e tecnologia, refletindo sobre a adaptação do ensino às novas demandas digitais. Com essa perspectiva, questiona-se a inserção do metaverso na educação, avaliando se representa um novo paradigma de aprendizagem. Sob esse viés, aprofunda-se a discussão sobre mídias digitais na educação contemporânea, destacando seu papel na construção do conhecimento. Além do mais, relata-se a experiência do uso de folders educativos como estratégia de ensino em aulas de biologia, trazendo insights práticos para a sala de aula. Por fim, analisa-se o metaverso e seus possíveis impactos na educação, debatendo suas implicações no ensino do futuro. A interseção entre tecnologia e educação abre portas para um aprendizado mais dinâmico, acessível e conectado às necessidades da sociedade atual. Os temas abordados neste livro convidam à reflexão sobre como os avanços tecnológicos podem ser utilizados de forma estratégica para aprimorar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa. Que esta leitura inspire novas práticas e fortaleça o compromisso com a inovação educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1668pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade na educaçãopt_BR
Título: dc.titlePesquisas Contemporâneas na Educação Moderna - Volume 5pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons